[weglot_switcher]

Startup portuguesa Mediceus recebe duas patentes europeias para proteger dados de saúde

A empresa criada em 2018 por Peter Villax desenvolveu uma plataforma para informação médica pessoal e de historial clínico que permite operacionalizar os requisitos do Regulamento Geral de Proteção de Dados.
22 Maio 2023, 12h45

A startup portuguesa Mediceus, de tecnologia para o sector da saúde (healthtech), recebeu duas patentes de invenção do Instituto Europeu de Patentes (IEP) relacionada com métodos de proteção de dados pessoais, que operacionalizam em formato digital os requisitos do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD).

A Mediceus, que nasceu em 2018, desenvolveu uma plataforma online de dados de saúde e passa agora a ter o direito exclusivo de explorar essa plataforma na Europa. Em Portugal, uma das duas patentes já tinha recebido ‘luz verde’ por parte do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) em setembro de 2021.

“Formámos um consórcio com 16 entidades de oito países, para juntar os seus dados de saúde numa só plataforma informática, para fins de melhor tratamento dos pacientes e melhor investigação científica, incluindo dados genómicos e Inteligência Artificial”, explicou o fundador e CEO da Mediceus, em comunicado divulgado aos meios de comunicação social.

Peter Villax esclarece que ainda “não havia forma de reconciliar esses dois objetivos: ou se dava acesso aos dados de saúde, o que identificava as pessoas, ou se negava esse acesso, resolvendo o problema da privacidade da forma mais básica”. Agora, a empresa que lidera “vai permitir que os dados de saúde do cidadão sejam anonimizados e partilhados sob o controlo do titular, e de forma confidencial”, de acordo com o ainda chairman da Bionova Capital.

Para a Mediceus, a conceção destas patentes é particularmente relevante em aplicações informáticas de saúde digital. Das entidades internacionais envolvidas, destacam-se o Serviço Nacional de Saúde da Estónia e o Serviço Nacional de Saúde da Turquia e organizações de saúde digital cujos nomes não foram mencionados.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.