A startup portuguesa Unbabel, que conjuga Inteligência Artificial à tradução automática, anuncia uma ronda de financiamento série C no valor de 60 milhões de dólares (55 milhões de euros), “elevando para 91 milhões de dólares (83 milhões de euros) o investimento total captado”, revelou a empresa.
Esta ronda de investimento foi liderada pela Point72 Ventures, e.ventures, Greycroft e Indico Capital Partners, além de investidores atuais como Scale Venture Partners, Notion Capital, M12 (fundo de venture capital da Microsoft), Samsung NEXT,Caixa Capital, Faber Ventures, FundersClub e Structure Capital.
De acordo com a startup, este financiamento e respetivo anúncio surge “no melhor trimestre de sempre registado pela empresa”, sendo em termos de crescimento de receitas ou avanços tecnológicos de tradução automática.
A ronda de investimento vem no seguimento da Série B, em 2018, que correspondeu à captação de 23 milhões de dólares (21 milhões de euros). O investimento atual vai permitir “acelerar a expansão mundial e expandir as capacidades de Inteligência Artificial da empresa”, sendo algo que a Gartner prevê a criação de 2,9 mil milhões de dólares (2,6 mil milhões de euros) em valor de negócio até 2021.
Além da expansão mundial, a startup vai conseguir fazer crescer o novo laboratório de pesquisa que detém em Pittsburgh, nos Estados Unidos.
“Estamos atualmente a traduzir mais de um milhão de mensagens de apoio ao cliente por mês. Este valor é cinco vezes superior ao volume que registámos em 2018, o que demonstra a procura mundial por um serviço ao cliente multilingue ágil”, salienta Vasco Pedro, co-fundador e diretor-executivo da Unbabel.
“Neste momento temos a oportunidade de desenvolver a próxima geração da plataforma de ‘Translation-as-a-Service’ que impulsionará as comunicações das empresas no futuro e, consequentemente, tornar-se no layer da tradução mundial”, garante o responsável.
A Unbabel une a Inteligência Artificial a uma comunidade global de tradutores e permite às empresas oferecer um serviço de apoio ao cliente multilingue, independentemente da sua língua nativa. Empresas como Microsoft, Booking, Facebook e easyJet integraram a startup portuguesa nos seus programas de comunicação e apoio ao cliente, reduzindo 76% dos custos operacionais.
“Pela primeira vez, os clientes da Unbabel podem encarar a linguagem como um facilitador de negócios, e não como uma barreira, e escalar as suas operações de acordo com as suas prioridades estratégicas”, sustenta Vasco Pedro.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com