[weglot_switcher]

Startup portuguesa une-se à Galp e Sonae para integrar refugiados ucranianos no mercado de trabalho

Acordos da Speak com os grupos de retalho e energia foram feitos através do programa “Diversity & Inclusion Journey”, que usa metodologias específicas para melhorar o apoio aos cidadãos que vão trabalhar e às empresas que querem contratar talentos e consolidar práticas de diversidade e inclusão.
5 Julho 2022, 13h53

A Speak, uma startup de impacto social portuguesa, assinou uma parceria com a Galp e com a Sonae para integrar refugiados da Ucrânia no mercado de trabalho, através do seu programa Diversity & Inclusion Journey, que utiliza metodologias específicas para melhorar o apoio aos cidadãos que vão trabalhar e às empresas que querem contratar talentos e consolidar práticas de diversidade e inclusão.

“Ao permitir que pessoas refugiadas da Ucrânia se candidatem a oportunidades, o Galp Integration Program e o Sonae for Ukraine vão ter um impacto muito significativo não apenas no acolhimento, como também na integração global destas pessoas”, refere Mariana Brilhante, cofundadora e consultora da Speak. “Isto porque a integração no mercado de trabalho é crucial para a autonomia financeira, desenvolvimento de carreira e sentimento de pertença das pessoas refugiadas, contribuindo a longo prazo para a coesão social em Portugal”, argumenta.

No caso do acordo com a Galp, o recrutamento será feito no âmbito do Galp Integration Program, um programa de estágios profissionais que disponibiliza oportunidades de carreira a homens e mulheres oriundos da Ucrânia e formados em áreas como Engenharia, Direito, entre outros. O plano envolve seguro de saúde, assistência à inclusão de filhos(as) nas escolas  e apoios para a integração em Portugal.

“Mas uma integração de sucesso vai muito além da oferta de emprego”, explica Mariana Brilhante. “É preciso garantir que as equipas estão preparadas para trabalhar em ambientes culturalmente diversos e que estão dispostas a aceitar este desafio. Ao mesmo tempo, é chave o apoio às pessoas refugiadas, para que possam sentir-se parte da organização e equipa em que se inserem e se tornarem membros plenos das suas comunidades”, afiança a empreendedora.

Por sua vez, no grupo Sonae, a parceria tem por trás o Sonae for Ukraine, um programa de mobilização de recursos e conhecimento da empresa para apoio das pessoas mais afetadas pelo conflito na Ucrânia (na chegada a Portugal, acolhimento e emprego). Para fazer o match entre os candidatos ao trabalho e as vagas/funções disponíveis, a Sonae tem uma plataforma online bilíngue e ações de recrutamento em Lisboa, Vila Nova de Gaia e Algarve.

“O Sonae For Ukraine é uma iniciativa que nos tem permitido apoiar os refugiados ucranianos que escolhem vir para Portugal, graças à forte mobilização das nossas pessoas. No âmbito do emprego, já gerou contratações efetivas e estamos empenhados em continuar este caminho, no qual contamos com o apoio importante do SPEAK para o sucesso da integração destes novos colegas”, conta o diretor de Pessoas e Liderança da Sonae, Eduardo Mendes.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.