Startup Xandar Kardian vence concurso da Prosegur

Fundada em 2017, a empresa opera nos Estados Unidos, no Canadá e na Coreia do Sul com tecnologia de reconhecimento de padrões de microvibração através do processamento de sinais de radar.

A empresa de segurança privada Prosegur informou esta sexta-feira que a startup norte-americana Xandar Kardian foi a vencedora do desafio lançado pela multinacional no âmbito do seu programa de inovação aberta chamado “Come In”, que procura soluções para criar espaços livres de Covid-19.

Das mais de 80 candidaturas de 22 nacionalidades – duas das quais portuguesas – a Prosegur realizou um “Selection Day”, no qual o júri selecionou uma proposta que é capaz de controlar a ocupação de espaços interiores através da deteção de microvibrações, como as que produzem a respiração ou os batimentos cardíacos.

Fundada em 2017, a Xandar Kardian opera nos Estados Unidos, no Canadá e na Coreia do Sul com tecnologia de reconhecimento de padrões de microvibração através do processamento de sinais de radar. “A sua aplicação, no contexto atual, permite, entre outras coisas, conhecer em tempo real o uso dos espaços de trabalho e organizar os planos de limpeza e desinfeção. A empresa tem uma sólida experiência em investigação e desenvolvimento e conta já com mais de 30 patentes e 20 publicações”, esclarece a mentora do programa.

“As startups reagiram com grande agilidade e entusiasmo a este desafio pioneiro de projetar espaços livres de Covid-19. O sucesso da iniciativa realçou a importância de modelos colaborativos que combinam o potencial de soluções tecnológicas do ecossistema empreendedor, juntamente com a experiência de uma empresa líder no campo da segurança”, afirmou o diretor de Inovação da Prosegur.

Em comunicado, Daniel García diz que não tem dúvidas: “Será uma maneira prioritária de encarar os principais desafios de segurança que enfrentaremos no futuro próximo”.

Recomendadas

Receitas das estações de serviço na Ibéria cresceram 29% em 2021 devido à subida dos preços

De acordo com a análise que a Informa D&B realizou a este setor, em 2021 o mercado ibérico registou um aumento significativo de 10,6% face a 2020 no volume das vendas de gasolina e gasóleo, que corresponde a 38,30 milhões de toneladas de combustível.

Dona da Betano celebra primeiro ano da TechHub de Lisboa com reforço das equipas

O Tech Hub da Kaizen Gaming em Lisboa já emprega trinta pessoas e o objetivo passa por continuar a crescer no mercado português. Nesse sentido, serão abertas vagas para diversas funções.

PremiumFintech House muda de sede para duplicar número de startups

‘Joint venture’ da associação Portugal Fintech e da rede de espaços de trabalhos partilhados Sitio investiu perto de um milhão de euros na mudança do edíficio na Praça da Alegria para o da Avenida Duque de Loulé, com dez pisos e mais de 2 mil metros quadrados.
Comentários