[weglot_switcher]

Startups da Demium poderão aceder a novo fundo de 30 milhões de euros

A incubadora espanhola está presente em Portugal há mais de um ano. Os empreendedores têm a hipótese de receberem 100 mil euros através de um novo fundo de investimento da sua subsidiária, Think Bigger Capital.
24 Novembro 2020, 17h43

A incubadora espanhola Denium Startups, presente em Portugal desde fevereiro de 2019, anunciou esta terça-feira que abriu a possibilidade de os empreendedores receberem 100 mil euros através de um novo fundo de investimento da sua subsidiária, Think Bigger Capital, dotado com 30 milhões de euros.

O fundo de investimento em empresas em fase inicial (pé-seed) pretende investir 100 mil euros por uma participação no capital de cada startup que completar o seu programa de incubação e for escolhida pelos jurados; reservando 300 mil euros por startup investida para um possível follow-on.

“A Demium e a Think Bigger Capital vêm preencher uma lacuna de mercado que se tem agravado ao longo dos anos. Os ‘investidores-anjos’ e as capitais de risco que anteriormente se focavam em rondas pré-seed, têm-se agrupado e levantado fundos cada vez maiores, tendo vindo a migrar para investimentos maioritariamente seed ou pré-série A. Este fundo representa assim uma janela de oportunidade para a angariação do primeiro investimento e consolidação das startups em fase pré-seed”, refere Diogo Patão, responsável de incubação da Demium Lisboa.

Presente no mercado nacional há mais de um ano, a incubadora proporciona mentoria, formação, networking permanentes às startups. No entanto, esta subsidiária (Think Bigger Capital) representa uma mudança no posicionamento e proposta de valor da organização, cuja estratégia agora é angariar uma família de fundos regionais para investir em startups na Península Ibérica, Grécia e países da Europa de Leste.

A Think Bigger Capital já angariou a maioria (78%) do volume previsto do fundo, tendo já entre os seus investidores-âncora a Fond-ICO Global, o IVF (Institute Valencià de Finances) Fund Program para empresas TIC de alto crescimento – com a participação do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional – e outros parceiros.

Fundada em 2013, em Espanha, a incubadora está atualmente presente em Valência, Lisboa, Madrid, Barcelona, Málaga, Kiev, Varsóvia e Atenas. Na capital portuguesa, a Denium está instalada no cowork IDEA Spaces no Palácio Sotto Mayor e abraçou iniciativas como a Hug-a-Group ou a InovLabs.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.