[weglot_switcher]

Startups lisboetas e cariocas vão “trocar” de cidades

A Câmara Municipal de Lisboa assinou um acordo de cooperação com a secretaria de Estado da Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro, tendo em vista uma espécie de Erasmus de três meses entre startups destas cidades.
14 Novembro 2016, 18h04

A Câmara Municipal de Lisboa assinou, no penúltimo dia da Web Summit, um protocolo de cooperação com a secretaria de Estado da Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro.

Este protocolo visa estabelecer um intercâmbio de três meses entre as startups portuguesas e cariocas, para incentivar a expansão comercial e económica de ambos os países. “O programa é um bocadinho o Erasmus adaptado aos empreendedores porque o objetivo é diminuir os custos de contexto da internacionalização”, refere em comunicado, na cimeira global, Duarte Cordeiro, vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

O acordo assinado tem o objetivo de “incentivar a expansão comercial e económica destas empresas no Rio como uma porta de entrada para a América Latina, mas também para ter no Brasil e no Rio um parceiro privilegiado de Portugal”, acrescenta o mesmo responsável.

É já em janeiro do próximo ano que Lisboa vai acolher 20 startups brasileiras na Startup Lisboa, apostando em empresas da área digital, da indústria criativa e dos serviços. O Rio de Janeiro recebe 10 empresas nacionais, na Startup Rio, centrando-se nos domínios das tecnologias de informação e comunicação, da biotecnologia e da economia criativa (desporto, saúde, turismo e gastronomia).

Otakar Guilherme, subsecretário de Estado da Tecnologia e Inovação do Rio, sublinhou que “o Rio de Janeiro está muito feliz de dar este passo”, pois “a Europa vem cada vez mais sendo uma referência”. Adiantou que a situação económica do Brasil não impede os compromissos de crescimento e internacionalização do país.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.