[weglot_switcher]

Stellantis e Volkswagen. Tesouraria destes construtores representa mais de 50% da capitalização

Com o aumento dos lucros e receitas, a tesouraria das duas fabricantes europeias representa 56% do valor de mercado da Stellantis e 51% da Volkswagen, de acordo com o “El Economista”, citando dados do fundo “Tressis Cartera Eco30”.
22 Maio 2023, 13h14

O aumento no preço dos componentes automóveis levou a uma evolução no preço dos automóveis para os consumidores, aumentando a liquidez para os construtores. Mais dinheiro em caixa significa elevar a capitalização, o que leva a um aumento do valor de mercado, e é isso que a Stellantis e a Volkswagen têm feito.

Com o aumento dos lucros e receitas, a tesouraria das duas fabricantes europeias representa 56% do valor de mercado da Stellantis e 51% da Volkswagen, de acordo com o “El Economista”, citando dados do fundo “Tressis Cartera Eco30”.

Atualmente, a Stellantis possui uma capitalização superior a 47 mil milhões de euros, um valor que tenderá a crescer nos próximos anos. Dados citados pelo “El Economista” preveem que a empresa liderada por Carlos Tavares invista 26,4 mil milhões de euros este ano e ultrapasse os 35 mil milhões de investimento em 2025.

A empresa francesa regista uma tesouraria positiva desde 2018, de forma interrupta, mesmo em 2020 quando a pandemia encerrou muitos negócios. Em termos de receitas, o mercado prevê que a Stellantis atinja 184 mil milhões de euros em vendas este ano, que continuarão a crescer e ultrapassar os 200 mil milhões de euros em 2026.

Embora a tesouraria da Volkswagen seja superior à da concorrente francesa, a sua caixa líquida deverá representar apenas metade da atual capitalização de mercado. Ao final do ano, a capitalização estará acima dos 68 mil milhões de euros, de acordo com os especialistas em mercados, que destacam a subida deste valor após o colapso superior a 50% dos títulos da fabricante desde abril de 2021.

Os analistas ditam que o facto da tesouraria da Volkswagen representar um valor tão elevado na sua capitalização não está relacionado com o aumento do dinheiro em caixa mas sim com a queda do preço das ações nos últimos anos. A tesouraria da empresa deve manter-se nos 35 mil milhões de euros enquanto a Volkswagen não deixar a lista de empresas com o pior desempenho bolsista no sector automóvel.

O comportamento da Volkswagen no mercado de ações contrasta com o da Mercedes, Ferrari e mesmo a BMW, que somam avanços superiores a 40%, o que lhes permitiu um aumento da tesouraria em 20 mil milhões de euros, um valor generoso mas que não permite exceder 30% do valor da capitalização.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.