[weglot_switcher]

Subsídio de desemprego vai aumentar entre 7 e 17 euros no próximo ano

A subida deve-se à atualização do Indexante de Apoios Sociais.
10 Outubro 2017, 10h24

O subsídio de desemprego vai aumentar entre 7 e 17 euros no próximo ano devido ao acréscimo do Indexante de Apoios Sociais (IAS), impulsionado pelo crescimento económico e pela inflação deste ano, escreve o Diário de Notícias/Dinheiro Vivo, esta terça-feira.

Há cinco anos que o subsídio de desemprego está demarcado entre 1 e 2,5 IAS, o que corresponde ao valor máximo que um desempregado tem direito após ser aplicada a fórmula de cálculo desta prestação social.

No entanto, em 2018, vai ter uma subida devido ao descongelamento do IAS, depois de o Governo avançar com a medida que prevê essa atualização. Além disso, como a economia está a crescer a um ritmo significativo e a inflação também é superior à do ano passado, o IAS também será um efeito desses números, dado que altera consoante a inflação (sem habitação).

Por exemplo, conforme assinala o matutino, caso aa taxa de inflação média se fixar em cerca de 1,1%, o IAS será atualizado em 1,6% – de 421,3 euros passa a 428 euros (o que influenciará o valor de vários subsídios, como o do desemprego, que poderá atingir o máximo de 1070 euros, mais 17 euros do que montante em vigor).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.