[weglot_switcher]

Tem sugestões para a Palavra do Ano 2016?

A Palavra do Ano eleita pelos portugueses em 2015 foi “refugiado”. Iniciativa da Porto Editora arrancou em 2009.
16 Novembro 2016, 17h41

A iniciativa da Porto Editora para eleger a Palavra do Ano já está a decorrer. Até ao final do mês de novembro pode enviar as suas sugestões sobre qual a palavra que melhor resume o ano de 2016.

O concurso, realizado anualmente pela Porto Editora, pretende “sublinhar a riqueza lexical e o dinamismo criativo da língua portuguesa” destacando a “importância das palavras e dos seus significados na produção individual e social dos sentidos com que vamos interpretando e construindo a própria vida”.

A lista de palavras candidatas resulta do trabalho de observação e acompanhamento da realidade da língua portuguesa e da frequência e relevo que determinadas palavras alcançam durante o ano nos meios de comunicação e redes sociais, por parte da Porto Editora, conjugado com as sugestões deixadas pelos portugueses no portal da iniciativa.

As sugestões devem ser feitas até dia 30 de novembro, não havendo um limite de propostas que pode sugerir durante esta primeira fase do concurso. Em dezembro, serão divulgadas as dez palavras candidatas sujeitas a votação até ao final do ano. Os resultados oficiais da votação feita pelos portugueses serão conhecidos nos primeiros dias do novo ano, com a anúncio da Palavra eleita para definir o ano de 2016.

O grupo Porto Editora iniciou este concurso em 2009 e durante estes sete anos as palavras escolhidas foram “esmiuçar” (2009), “vuvuzela” (2010), “austeridade” (2011), “entroikado” (2012), “bombeiro” (2013), “corrupção” (2014) e “refugiado” (2015).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.