[weglot_switcher]

Suíça e Países Baixos significam 56% dos lucros europeus para a Inditex

Estes dois países representam um grande peso tributário para a empresa criada por Amancio Ortega, mas a Suíça e os Países Baixos representam grande parte do lucro obtido no Velho Continente.
  • 63.5 mil milhões de dólares (57.06 mil milhões de euros)
6 Junho 2023, 11h52

Os Países Baixos e a Suíça tornaram-se dois países estratégicos para a empresa espanhola Inditex, apesar de terem entre si apenas 109 lojas da marca, o que representa apenas 4% da sua rede na Europa. Segundo o “El Economista”, estes dois países significam um lucro de 1.079 milhões de euros antes dos impostos para a dona da Zara, um valor que equivale a 56% dos lucros de todo o continente europeu, com exclusão de Espanha.

Estes dois países europeus representam o maior peso tributário para a dona da Zara, ainda que este não seja tão pesado quanto o dos lucros. De acordo com a publicação espanhola, a Inditex pagou 6,4% dos seus lucros europeus ao Tesouro holandês, o equivalente a 205 milhões, e 3,4% ao suíço, cerca de 110 milhões de euros, no último ano.

Se for feita uma comparação global, estes países concentram 20% do lucro mundial do grupo. A Inditex explica que. no caso dos Países Baixos, “se deve ao aumento da actividade comercial e ao aumento das vendas em muitos mercados europeus que são servidos a partir do ponto de ligação logística em Lelystad”.

Embora as principais bases logísticas estejam localizadas em todos os casos em Espanha, a Inditex garantiu, após a abertura do centro de distribuição de Lelystad em 2020, que permitiria “dar espaço ao crescimento global da empresa sem alterar a estratégia logística”.

Com uma central de distribuição com plataformas para 80 camiões, um armazém totalmente automatizado para pendurar e embalar roupa e um centro de engomadoria, o centro permite agilizar todas as operações logísticas na Europa e o objetivo agora é alargá-lo.

Além dos Países Baixos e da Suíça, o grupo também tem operações significativas na Irlanda, outro país que também oferece vantagens fiscais significativas e facilidades para a instalação de empresas.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.