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“Sundae Bloody Sundae”. McDonald’s Portugal é notícia no Reino Unido pelas piores razões

Num comunicado enviado ao jornal britânico ‘The Guardian’, a McDonald’s Portugal revelou que não existiu intenção de realizar “uma referência insensível” ao massacre sangrento da Irlanda.
31 Outubro 2019, 17h07

A campanha era alusiva ao gelado de morango, alusivo ao sangue da festividade de Halloween, mas foi interpretado como uma afronta ao massacre sangrento da Irlanda, popularizado na icónica música ‘Sunday Bloody Sunday’ dos U2. Após espalhar cartazes com a frase ‘Sundae Bloody Sundae’, referindo-se aos gelados, a McDonald’s Portugal retirou a campanha dos restaurantes e pediu desculpa.

A cadeia de fast-food em Portugal pretendia celebrar o dia das bruxas com um “Sundae Sangrento”, em que na compra de um gelado era oferecido outro. A chamada de atenção para o anúncio aconteceu no Twitter, através de uma utilizadora que afirmou que “Portugal está cancelado”.

Num comunicado enviado ao jornal britânico ‘The Guardian’, a McDonald’s Portugal revelou que não existiu intenção de realizar “uma referência insensível” ao evento irlandês, que aconteceu em 1972 e que resultou na morte de 14 pessoas após soldados ingleses dispararem sobre manifestantes de defendiam os direitos civis em Derry, Irlanda do Norte.

“Para promover o sundae de Halloween, o McDonald’s Portugal desenvolveu uma campanha local num número restrito de restaurantes em Portugal”, refere o McDonald’s ao ‘The Guardian’. “A campanha tinha como intenção a celebração do Halloween, não como uma referência insensível a qualquer evento histórico [‘Domingo Sangrento’], nem para perturbar ou insultar ninguém”, sustentou a cadeia de fast-food.

“Pedimos sinceras desculpas por alguma ofensa ou angústia que isto possa ter causado”, escreveu a empresa. Após o comunicado e a notícia surgirem, todo o material da campanha foi retirado dos restaurantes em questão.

No entanto, esta não é a primeira empresa a evocar o trágico acontecimento na história irlandesa e britânica. Em 2006, a Ben & Jerry, marca de renome na gama de gelados, pediu desculpa aos consumidores irlandeses após o lançamento do gelado ‘black and tan’. Apesar da empresa revelar que o nome era uma referência aos ingredientes utilizados, os consumidores apontaram que esse era também o nome de uma empresa de recrutamento durante a guerra de independência da Irlanda. Em 2012, o mesmo aconteceu com a Nike, que emitiu um pedido de desculpas.

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