[weglot_switcher]

Surto de papeira atinge alunos na Faculdade de Engenharia do Porto

Mais de uma dezena de casos estão ainda à espera de confirmação. A Administração Regional de Saúde do Norte está a trabalhar, em colaboração, com a FEUP para que sejam tomadas todas as “medidas de prevenção e controlo”.
28 Março 2017, 14h24

A Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte) confirmou quatro casos de infeção com o vírus parotidite epidémica (papeira) na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Mais de uma dezena de casos estão ainda à espera de confirmação e o tratamento do surto está a ser articulado entre as instituições.

“Neste momento, a equipa responsável pela investigação do surto, sob a coordenação da ARS-Norte, está a trabalhar, em estreita colaboração, com os diferentes serviços de saúde e com a FEUP, de forma a conhecer a verdadeira dimensão do surto e a facilitar a implementação das medidas de prevenção e controlo”, pode ler-se no comunicado enviado esta segunda-feira às redações.

Até ao momento foram confirmados quatro casos e como se trata de uma doença altamente contagiosa estão a ser tomados todos os procedimentos para evitar que o vírus se espalhe.

Conhecida vulgarmente como papeira, a doença infecciosa caracteriza-se pelo aparecimento de febre conjugada com dores de cabeça, dores no corpo e cansaço, seguida da tumefação de uma, ou das duas, glândulas parótidas (glândulas salivares). Nos casos mais graves, a doença pode evoluir para infeção noutros órgãos, como testículos e sistema nervoso central, causando orquite, meningite e encefalite.

A doença pode ser transmitida através de gotículas de saliva, mesmo antes do aparecimento dos primeiros sintomas. Embora o Programa Nacional de Vacinação inclua a vacina contra a parotidite epidémica há casos em que a doença se manifesta mesmo quando os doentes foram previamente vacinados.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.