Susana Coroado: “Há uma tolerância dos portugueses para com o conceito de ‘rouba mas faz'”

Políticos escondidos atrás da lei sem conseguir construir pontes de confiança com os cidadãos e eleitores com um alto grau de tolerância ao conceito de “rouba mas faz”. Susana Coroado, uma das coordenadoras do estudo “Ética e integridade na política”, da Fundação Francisco Manuel dos Santos, explica nesta “Fast Talk” as principais conclusões apuradas de inquéritos a políticos e eleitores.

Ética e integridade parecem ser características cada vez menos presentes na vida política em Portugal.

A Fundação Francisco Manuel dos Santos apresenta esta segunda-feira o estudo “Ética e integridade na política: perceções, controlo e impacto”.

Nesta investigação inédita em Portugal, foram comparadas as opiniões de cidadãos comuns com a dos seus representantes políticos: sejam estes deputados ou autarcas. A coordenação esteve a cabo de Luís de Sousa e Susana Coroado.

Para esta análise, convidámos Susana Coroado, investigadora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

Relacionadas

“Trocas de favores”, nepotismo e benefícios na política incomodam mais do que corrupção propriamente dita, revela estudo

O estudo da FFMS conclui que “uma parte significativa dos cidadãos parece aderir à máxima “rouba, mas faz”. Quanto às medidas autorregulatórias implementadas em Portugal, os avanços têm sido provocados por pressão exógena, isto é, em resposta a escândalos ou a advertências de organizações internacionais.
Recomendadas

“A Arte da Guerra”. “Davos é um encontro de ricos a mostrarem que têm soluções para o mundo”

Menor intromissão que o costume veio de Davos, onde os ricos mais uma vez reuniram entre si no Fórum Mundial, outra vez sem a Rússia. Veja a análise do embaixador Francisco Seixas da Costa no programa da JE TV.

FPF chamada ao Parlamento. Tema: salário de Fernando Santos. Veja o “Hat Trick” no “Jogo Económico”

Veja a análise aos números da semana na rubrica do programa da plataforma multimédia JE TV.

Fed e BCE: o que vai pesar na política monetária? Veja o “Mercados em Ação”

Na semana em que se vai conhecer a orientação da política monetária da Fed, BCE e Banco de Inglaterra, saiba o que se pode esperar dos decisores e ainda como irá evoluir o preço do petróleo. Estes e outros temas serão analisados com a ajuda de Miguel Gomes da Silva, head of treasury and trading do Montepio.
Comentários