Suspensa evacuação de Alepo. “Forças da oposição falharam”

Combates já fizeram mais de 300 mil mortos e obrigaram ao êxodo de mais de metade da população síria.

Khalil Ashawi/Reuters

A operação de retirada de civis e combatentes da oposição em Alepo foi esta sexta-feira suspensa devido a alegadas violações do acordo por parte das forças rebeldes, avança fonte governamental à France Presse.

“A operação de evacuação foi suspensa porque as forças da oposição falharam, ao não respeitarem as condições do acordo”, indica a fonte à France Presse.

Os rebeldes terão recusado colaborar na retirada de feridos em cidades nos arredores de Alepo. Segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, nenhum ferido ou doente saiu daquelas localidades de maioria xiita. Esta era, no entanto, uma das imposições feitas pelo Irão, aliado do Governo de Damasco, onde mais de 90% da população segue o ramo xiita do islão.

A agência Reuters dá conta que foram ouvidas pelo menos quatro explosões no local de onde têm partido os autocarros.

O acordo entre as Nações Unidas e o presidente sírio, Bashar al-Assad, para a retirada da população da cidade síria terá sido alcançado na terça-feira. Até ao momento mais de 8 mil pessoas já foram retiradas de Aleppo

Desde o início de 2011, o conflito sírio vitimou mais de 300 mil civis, obrigando quase metade da população a sair do país.

Recomendadas

Eleições em São Tomé. Patrice Trovoada exorta primeiro-ministro a reconhecer a derrota

O presidente da Ação Democrática Independente (ADI), partido mais votado nas legislativas de São Tomé e Príncipe, exortou hoje o primeiro-ministro, Jorge Bom Jesus, a reconhecer a derrota do MLSTP/PSD “o mais rapidamente possível” para apaziguar o clima social.

CPLP e comunidade da África Central negoceiam cooperação política e de formação em português

A Comunidade Económica dos Estados da África Central e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) discutiram hoje formas de cooperação no domínio político, desenvolvimento da língua portuguesa e comissões de observação eleitoral, referiram responsáveis das organizações.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quarta-feira.
Comentários