[weglot_switcher]

Suspensa evacuação de Alepo. “Forças da oposição falharam”

Combates já fizeram mais de 300 mil mortos e obrigaram ao êxodo de mais de metade da população síria.
  • Khalil Ashawi/Reuters
16 Dezembro 2016, 10h57

A operação de retirada de civis e combatentes da oposição em Alepo foi esta sexta-feira suspensa devido a alegadas violações do acordo por parte das forças rebeldes, avança fonte governamental à France Presse.

“A operação de evacuação foi suspensa porque as forças da oposição falharam, ao não respeitarem as condições do acordo”, indica a fonte à France Presse.

Os rebeldes terão recusado colaborar na retirada de feridos em cidades nos arredores de Alepo. Segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, nenhum ferido ou doente saiu daquelas localidades de maioria xiita. Esta era, no entanto, uma das imposições feitas pelo Irão, aliado do Governo de Damasco, onde mais de 90% da população segue o ramo xiita do islão.

A agência Reuters dá conta que foram ouvidas pelo menos quatro explosões no local de onde têm partido os autocarros.

O acordo entre as Nações Unidas e o presidente sírio, Bashar al-Assad, para a retirada da população da cidade síria terá sido alcançado na terça-feira. Até ao momento mais de 8 mil pessoas já foram retiradas de Aleppo

Desde o início de 2011, o conflito sírio vitimou mais de 300 mil civis, obrigando quase metade da população a sair do país.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.