[weglot_switcher]

Swappie apresenta nova gama ‘premium’. Pegada carbónica continua a diminuir

Empresa finlandesa tem 800 trabalhadores em todos os mercados onde opera (incluindo Portugal), o que permite que todo o processo de recondicionamento do equipamento seja realizado nos centros especializados, com a startup a ser responsável por toda a cadeia de valor. 
24 Maio 2023, 15h10

A empresa finlandesa Swappie, que vende iPhones recondicionados, apresentou uma nova gama que pretende seduzir o consumidor a escolher um smartphone recondicionado com a bateria a 100%, um desejo dos utilizadores desta marca. Sem riscos ou mossas, um iPhone que acaba de sair da caixa Swappie como novo em termos de aparência e capacidade.

Os trabalhadores da Swappie restauram o smartphone até que este possa ser considerado novo e então vendido ao cliente. Ao comercializar um iPhone recondicionado, a empresa finlandesa consegue reduzir a pegada carbónica, gerando menos 78% que um smartphone acabado de sair da fábrica.

O objetivo da empresa é que os seus clientes tenham produtos tecnológicos ‘de ponta’ sem precisarem de contribuir para a criação de lixo eletrónico, um sinónimo da indústria dos smartphones. 

De facto, só a produção deste tipo de dispositivos é responsável pela emissão de mais de 100 milhões de toneladas de CO2 ao ano, além dos milhões de toneladas de lixo eletrónico que representa cada ano por não se degradar quando é deitado fora.

Para Casper Andersen, premium series lead da empresa, este segmento chega depois de vários anos a ouvir os clientes e encontrar formas de chegar ao sonho dos mesmos. Ouvir os clientes foi “o que nos permitiu, a par de melhorias constantes, aproximar-nos dos seus pedidos, generalizando o acesso a tecnologia recondicionada”.

“Alguns consumidores só escolheriam um smartphone recondicionado esteticamente irrepreensível ou com a bateria na sua capacidade máxima”, apontou no vídeo de apresentação do serviço apresentado aos jornalistas. Foi aqui que surgiu a ideia: lançar um “patamar acima do novo, incorporar a economia circular nos consumidores e fazer o melhor pelo planeta”.

A operar na Europa “com sucesso” desde a sua criação, como descreveu Sami Marttinen, CEO da Swappie, a empresa soma 800 trabalhadores em todos os mercados, o que permite que todo o processo de recondicionamento do equipamento seja realizado nos centros especializados, com a startup a ser responsável por toda a cadeia de valor.

“Em cada fase, conseguimos assegurar as melhores práticas, garantindo produtos de alta qualidade totalmente funcionais, fator vital na construção da confiança a longo prazo na Swappie. Os smartphones não têm uma data de validade e esperamos que a adição da Série Premium à nossa linha de produtos ajude ainda mais os consumidores a sentirem-se tão confortáveis com a compra de um iPhone recondicionado como com um carro usado”, adiantou o também co-fundador.

Este produto premium chega também depois da empresa ter concluído que os seus clientes dão mais valor à qualidade de funcionamento, estado da bateria e sinais de uso quando o assunto é adquirir um smartphone que já foi estreado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.