[weglot_switcher]

Portuguesa Sword Health capta 4,6 milhões de dólares em investimento

A ronda seed contou com o investimento da Green Innovation, Vesalius Biocapital III e outros investidores da Europa e Estados Unidos.
16 Abril 2018, 10h27

A startup portuguesa Sword Health, responsável pela criação do primeiro terapeuta digital que combina sensores de movimento com inteligência artificial – Sword Phoenix, fechou um investimento seed no montante de 4,6 milhões de dólares (cerca de 3,7 milhões de euros).

O investimento, anunciado esta segunda-feira pela empresa, foi captado junto da Green Innovations, Vesalius Biocapital III e outros investidores da Europa e Estados Unidos, e terá como objetivos acelerar o desenvolvimento de novas terapias digitais e impulsionar o crescimento global da operação.

A Sword Health é uma plataforma tecnológica pioneira que representa uma nova abordagem à fisioterapia. Recorrendo à combinação de sensores de movimento de alta precisão com os mais recentes avanços tecnológicos na área da inteligência artificial, o principal produto da startup portuguesa, o Sword Phoenix, permite aos pacientes realizarem as suas sessões de fisioterapia no conforto de sua casa, com feedback em tempo real da sua performance e sempre monitorizados pela sua equipa clínica. Ao mesmo tempo, é uma solução que permite expandir a pegada terapêutica das equipas clínicas, permitindo-lhes tratar mais doentes, com resultados clínicos sólidos e reduzindo custos operacionais.

O Sword Phoenix reduz drasticamente o custo da fisioterapia para os fornecedores de serviços de saúde, ao mesmo tempo que disponibiliza o acesso à informação mais relevante relativa à performance do paciente e o aumento da eficiência operacional das equipas clínicas. Uma vez que os pacientes que usam o Sword Phoenix conseguem recuperar a partir das suas casas, têm acesso a uma terapia de qualidade e de alta intensidade, aumentando os níveis de envolvimento e compromisso dos pacientes com o seu processo de recuperação. Os ensaios clínicos realizados pela Sword Health demonstram que 93% dos pacientes que se reabilitaram com o Sword Phoenix apresentam uma melhoria na qualidade das suas capacidades motoras.

A tecnologia da Sword Health já está atualmente a ser utilizada por profissionais de saúde dos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Noruega, Portugal, África do Sul México e Japão.

Virgílio Bento, fundador e CEO da Sword Health, afirma que “neste momento há uma falha na nossa capacidade enquanto sociedade desenvolvida de fornecer serviços de fisioterapia de alta qualidade e intensidade. O nosso terapeuta digital permite a democratização do acesso a uma fisioterapia de alta qualidade aos pacientes, no conforto de sua casa. Representa um novo paradigma que irá definir os próximo 50 anos da fisioterapia em todo o mundo”

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.