[weglot_switcher]

T-Roc: O terceiro SUV da Volkswagen chega no verão

Chama-se T-Roc e será o terceiro SUV no alinhamento da Volkswagen. Baseado no Golf, deverá chegar ao mercado já este verão.
21 Março 2017, 12h20

A Volkswagen tem-se revelado relativamente lenta a apanhar o comboio do segmento SUV, cujas vendas têm crescido exponencialmente nos passados anos e não prometem abrandar. Mas isso prepara-se para mudar, à medida que a marca alemã fará sair das suas linhas de montagem novos modelos destinados a este segmento nos próximos 18 meses. E tudo começará este verão, com o lançamento do T-Roc, um SUV compacto baseado no Golf.

A imagem que foi vista em Genebra 2017 pouco tem que ver com as linhas do protótipo apresentado no Salão de Genebra de 2014.

A Volkswagen já contemplava o lançamento de um SUV compacto há cerca de três anos, desde o lançamento do T-Roc Concept no Salão de Genebra de 2014. De acordo com algumas fontes, o lançamento da versão de produção estaria previsto para a edição deste ano do Salão, mas a VW decidiu adiar o lançamento para o próximo verão, seguindo-se rapidamente a sua chegada ao mercado. Apesar disso, durante a conferência de imprensa da marca, uma imagem do novo SUV foi apresentada em forma de teaser. Da imagem é possível perceber que o T-Roc será uma linha de ombros distintiva e um aspeto mais quadrado que o Tiguan, bem como pilares C mais robustos.

Na gama da Volkswagen, o T-Roc deverá ocupar uma posição abaixo do Tiguan e do Touareg, os outros dois membros da família SUV da marca alemã. O seu público-alvo serão os condutores que não querem um SUV de corpo e alma, mas apreciam a praticalidade de uma proposta deste género, maioritariamente devido à maior altura ao solo.

Em Genebra não houve oportunidade de conhecer o interior do novo SUV alemão, mas não deverá ser muito diferente do do atual Golf.

Mecanicamente, o T-Roc partilhará a maior parte dos componentes com o Audi Q2, devendo ter também o mesmo comprimento (4200 mm) e largura (1800 mm). Como utilizará a plataforma modular MQB, é possível esperar uma largura entre eixos de 2600 mm, similar à do Golf.
As similaridades com este modelo não acabam aqui. Os motores e caixas de velocidades deverão ser partilhados entre os dois, o que pode significar um motor 1.0 turbo a gasolina para entrada de gama, bem como o 1.5 TSI Evo, que em maio chegará ao renovado Golf. Também é de esperar motores Diesel de 1,6 e 2,0 litros, bem como uma caixa manual de seis relações e a nova DSG de sete velocidades, da mesma forma que o sistema de tração integral 4Motion poderá ser oferecido como opção nas motorizações mais potentes. Tal como acontece com o Golf, não será de excluir a possibilidade de a VW lançar algumas variantes, com motorização híbrida plug-in, tal como versões GTI, GTD e R. uma variante elétrica será pouco provável.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.