[weglot_switcher]

Preço do maço de tabaco aumenta 10 cêntimos na próxima quarta-feira

Com os sucessivos aumentos, o maço de tabaco ficará 18% mais caro que em 2011, enquanto as receitas fiscais alcançaram os 1.515 milhões de euros no ano passado.
30 Janeiro 2017, 10h44

Os cigarros vão ficar mais caros a partir da próxima quarta-feira, com um agravamento do Imposto sobre o Tabaco. No caso do SG Ventil, a marca mais popular produzida pela Tabaqueira, o aumento será de dez cêntimos por maço o que fará com que o preço fique 18% mais caro do que em 2011, escreve o Dinheiro Vivo.

Quem fuma SG Ventil vai ter de pagar 4,70 euros por maço a partir de dia 1 de fevereiro, um aumento de 80 cêntimos relativamente aos 3,90 euros que pagava há seis anos. Apesar do preço e das campanhas sobre os malefícios do vício, as vendas do tradicional maço de tabaco continua a aumentar.

As vendas de cigarros subiram 13,76% em 2016 face ao ano anterior, enquanto o tabaco de enrolar diminuiu 15,18%. Embora fosse um tipo de tabaco em ascensão, parece que o aproveitamento da tendência para taxar o tabaco de enrolar, desincentivou os fumadores.

“O aumento do preço do tabaco de enrolar, por via dos impostos, levou a que os consumidores regressassem em força aos cigarros, que acabaram por ficar mais baratos”, explicou a presidente da Associação Portuguesa de Armazenistas de Tabaco, Helena Manuela, ao Dinheiro Vivo.

“Por outro lado, quando o Governo decreta um aumento, há sempre uma corrida, durante três meses, para comprar ao preço antigo”, acrescentou. Também a descer no consumo estão os charutos, que se venderam menos 48,78%, e das cigarrilhas, cujas vendas desceram 2,2%.

O dado mais surpreendente é referente aos cachimbos de água, ou sisha, que aumentaram 136% em 2016. No que diz respeito às receitas fiscais do tabaco, o valor subiu em 2016 cerca de 300 milhões de euros, para um total de 1.515 milhões de euros, o valor mais alto desde 2011.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.