[weglot_switcher]

Tabaco e armas nucleares fora dos investimentos de um dos maiores fundos de pensões europeus

Com 400 mil milhões de euros em ativos sob gestão, o ABP explicou que a decisão reflete novos critérios de investimento, tendo em consideração mudanças de perceção social, leis e regulamentações.
23 Janeiro 2018, 18h42

O maior fundo de pensões da Holanda e um dos maiores da zona euro, o ABP, tenciona abandonar o investimento que ainda tem em empresas relacionadas com a produção de tabaco e de armas nucleares. Os ativos ainda detidos pelo fundo, que não foram especificados, equivalem a cerca de 3,3 mil milhões de euros.

“O ABP está a dar o próximo passo nas políticas de investimento sustentável e responsável”, lê-se no comunicado, citado pela agência Reuters. “Participantes, funcionários e outros stakeholders têm preocupações crescentes sobre investimento em tabaco e armas nucleares”.

Com 400 mil milhões de euros em ativos sob gestão, o ABP explicou que a decisão reflete novos critérios de investimento. Erik van Houwelingen, chefe de política de investimento do ABP, clarificou que o dilema existe há algum tempo e que a nova estratégia tem em consideração mudanças de perceção social, leis e regulamentações.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.