[weglot_switcher]

“Também haverá em Sines mais vida além da crise”, diz presidente da APS

José Luís Cacho, presidente da APS, disse que o porto de Sines registou um crescimento de 8% desde o início do ano face ao período homólogo, no segmento da carga contentorizada.
  • Visita do Secretário da Energia dos EUA a central de Sines
30 Setembro 2020, 10h57

Joé Luís Cacho, presidente da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, considera que “também haverá em Sines mais vida além da crise”, relembrando a frase de há uns anos do então Presidente da República, Jorge Sampaio, de que havia mais vida para além do défice orçamental.

Intervindo na sessão solene de apresentação do plano estratégico do porto de Sines 2020-2025, que está neste momento a decorrer, José Luís Cacho defendeu que “a atual crise pandémica só veio antecipar” os desafios e os projetos que constam deste novo plano estratégico para o porto de Sines.

Diversificação, digitalização, descarbonização, procura de novos mercados e novo terminal de GNL – Gás Natural Liquefeito, assim como o projeto em torno do hidrogénio, foram os desafios destacados pelo presidente da APS para os próximos anos do porto alentejano.

No ano em que celebra 43 anos de existência, o porto de Sines pretende ser “a referência para o setor portuário europeu”, tendo recebido a colaboração de cerca de 280 ‘players’ ibéricos e internacionais para a elaboração do novo plano estratégico.

Na opinião de José Luís Cacho, o dia de hoje marca “um novo ciclo de desenvolvimento que se inicia com este plano estratégico”.

A procura de novas cargas e de novos mercados por parte do porto de Sines foi destacada pelo presidente da APS como um objetivo prioritário para perseguir nos próximos anos.

Em termos de cargas, José Luís Cacho revelou ainda que, desde o início deste ano, o porto de Sines registou um crescimento de 8%, face ao período homólogo, no segmento da carga contentorizada.

No que respeita a carga geral, o presidente da APS adiantou que o porto de Sines está neste momento com um ligeiro decréscimo de 2% face ao período homólogo de 2%, “fruto da descarbonização da economia”.

José Luís Cacho relembrou que no porto de Sines já se encontra em curso um plano de plano de desenvolvimento que prevê a duplicação da capacidade, para 4,1 milhões de contentores por ano.

O plano estratégico do porto de Sines 2020-2025 será de seguida apresentado pelo coordenador do projeto, professor Álvaro Nascimento, da Católica Porto Business School, da Universidade Católica do Porto, numa cerimónia que está a ser presidida por Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas e da Habitação, na sede da APS, em Sines.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.