[weglot_switcher]

Também o PS defende o aumento do salário mínimo na Madeira

Depois do PCP ter tomado a iniciativa, o PS-Madeira também defendeu hoje o aumento do salário mínimo nacional praticado na Região.
  • Bairro
3 Fevereiro 2017, 16h08

Para o efeito, o Grupo Parlamentar socialista formalizou a entrega na Assembleia Regional, de um projeto de resolução que pretende estabelecer uma taxa plurianual do acréscimo da retribuição mínima mensal garantida a aplicar na Região.

Os socialistas recordam que desde 1989 foi instituído um acréscimo ao então designado salário mínimo nacional, a atribuir aos trabalhadores da Madeira, tendo como objetivo melhorar os seus rendimentos afetados por fatores que oneravam o custo de vida, de forma a criar justiça social.

“O valor do acréscimo regional de 2%, foi sempre considerado pela força política maioritária na Região como sendo o estritamente necessário para fazer face ao custo de vida que é afetado pela condição da insularidade, com custos obviamente acrescidos”, refere o diploma socialista.

Entende o PS que “provas evidentes demonstram que os preços dos bens e serviços na Madeira têm sofrido aumentos a taxas anuais muito mais elevadas do que a que é aplicada ao rendimento mínimo garantido”.

Assim sendo, é tentando atenuar os “continuados níveis de custos derivados da insularidade, é de inteira justiça salarial que seja operado, como ocorre nos Açores, um acréscimo de 5% à retribuição mínima mensal garantida em vigor a nível nacional”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.