[weglot_switcher]

TAP criticada no parlamento madeirense

O deputado do PSD-Madeira, Carlos Rodrigues acusou a TAP, na Assembleia Legislativa, de se ter transformado numa “low cost”.
  • Jacky Naegelen/Reuters
10 Fevereiro 2017, 11h15

Falando durante o debate de um projeto de resolução que recomenda ao governo central que “assegure o fim da discriminação da TAP” em relação à Madeira e ao Porto Santo, o deputado acusou a “geringonça” de, ao reverter a privatização da TAP, não ter garantido que a empresa não se transformava numa “low-cost”.

“A primeira medida que tomaram foi aumentar o salário do presidente da TAP, de 30 para 40 mil euros ao mês”, disse. A proposta social-democrata critica os preços praticados pela TAP nas ligações entre a Madeira e o continente e as várias restrições impostas, o que levou o PSD regional a exigir da empresa “respeito” pelos madeirenses. O deputado critica ainda o facto do presidente da TAP, Fernando Pinto, “nem ter respondido a um pedido do parlamento regional de agendamento de uma audição aprovada por unanimidade”.

Também a oposição criticou a transportadora aérea nacional embora vários deputados tenham acusado o governo Regional de não conseguir atrair mais empresas para a linha aérea e de não ser capaz de alterar as regras do subsídio de mobilidade.

Os preços praticados, a quantidade de voos e o esquecimento de destinos como a Venezuela e África do Sul, onde residem muitos portugueses, foram questões suscitadas de forma crítica pelos deputados regionais.

“Não é legítimo a uma empresa pública ter este tipo de atitudes”, afirmou Rodrigo Trancoso do Bloco de Esquerda.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.