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TAP focada na implementação das melhores práticas ESG

A TAP acaba de divulgar o Relatório de Sustentabilidade de 2022, no qual se evidencia o compromisso da companhia na implementação das melhores práticas ambientais, sociais e de governance (ESG).
18 Maio 2023, 12h36

Reconhecendo a importância da sustentabilidade para o sector da aviação, quer no que diz respeito à performance do negócio, mas também no papel que tem no planeta e na sociedade, a TAP apresentou o Relatório de Informação Não Financeira relativo ao ano de 2022 onde recorda que a companhia “avançou para a definição de um plano estratégico para os próximos anos, com o estabelecimento de objetivos e indicadores que permitirão, com o envolvimento de todos, a melhoria do seu desempenho, quer ambiental, social e de governance”.

No quadro geral que envolve a companhia e que é sobejamente conhecido, o relatório diz que a TAP ”assume o compromisso de comunicar, regularmente e de forma transparente, os objetivos e progressos alcançados, convicta que esta atuação criará valor acrescentado para a empresa e os seus stakeholders”.

Ao longo de 2022, “a TAP desenvolveu várias iniciativas no âmbito da sustentabilidade, com destaque, na área ambiental, para a realização do primeiro voo em Portugal abastecido com combustível mais sustentável (Sustainable Aviation Fuel – SAF) e para o lançamento de campanhas como o Clean Office e a Campanha Electrão; na área social, a concretização de iniciativas de envolvimento com a comunidade, que já são parte do ADN da empresa, como o Programa TAP Donate Miles, e a criação de uma iniciativa de apoio à Ucrânia; e, na área de governance, a disponibilização de um Canal de Conduta Ética para reporte de inconformidades”, refere a comissão executiva na nota introdutória.

Mantendo o foco na implementação das melhores práticas ESG – Environment, Social and Governance, “foi alcançada uma melhoria de 8,7% na eficiência energética e ambiental em operações de voo, face a 2019, foram introduzidos novos produtos sustentáveis a bordo, foi subscrito o acordo “25by2025” da IATA, e foram apoiadas 135 organizações sociais”.

Na área da Governance, o relatório refere que “a TAP estabelece um modelo de governance baseado numa gestão ética, garantindo que o desempenho financeiro e a resiliência do modelo de negócio são capazes de suportar os investimentos necessários à promoção da sustentabilidade, e que são ajustados à natureza da sua atividade e respetiva dimensão”.

De forma a promover o conhecimento sobre os temas de sustentabilidade, e de assegurar um processo de tomada de decisão consciente e informado pela comissão executiva, “é garantida uma comunicação clara e eficiente sobre as atividades, riscos e preocupações associadas a estas áreas, em todas as fases do processo, envolvendo diferentes níveis hierárquicos da organização”.

Os projetos que apresentem impacte no ambiente, pessoas e economia são, numa primeira fase, “integrados no plano anual de atividades das diferentes áreas da empresa, sendo propostos ao membro da comissão executiva com responsabilidade pelo respetivo pelouro a que os projetos respeitam sendo, numa segunda fase, analisados e aprovada a intenção da sua implementação e execução pela comissão executiva.

“Para garantir o alinhamento de todos os trabalhadores, bem como do conselho de administração e comissão executiva, a TAP disponibiliza formação em temas de sustentabilidade, para que possam adquirir o conhecimento necessário à tomada de decisões responsáveis nestas temáticas”.

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