TAP. Ministro diz que salário dos tripulantes é entre 2% a 90% mais alto face aos pagos na Air France, British Airways ou Iberia

Pedro Nuno Santos apontou que a TAP tem mais 19,5% de pilotos e 28% de tripulantes face a duas das suas principais concorrentes: Iberia e Air Europa.

José Sena Goulão/Lusa

O ministro das Infraestruturas disse hoje que a TAP tem graves problemas estruturais e que o plano de reestruturação tem como objetivo endereçar esses problemas para poder competir face às suas concorrentes.

“Quando temos uma companhia aérea que tem custos unitários claramente mais altos do que os custos unitários da Ibéria o nosso principal concorrente, temos um problema gravíssimo que tem de ser resolvido”, começou por dizer hoje Pedro Nuno Santos.

“Que tem mais 28% de tripulantes e 19,5% de pilotos que a Iberia e a Air Europa.  A responsabilidade não é dos trabalhadores, mas não podemos manter esses benefícios. “, afirmou esta terça-feira no Parlamento.

“A TAP pagava mais 2% a 90% aos tripulantes de cabine, apos os primeiros anos de trabalho, do que empresas como Air France, British Airways ou Iberia. É um facto”, apontou em resposta ao deputado do PCP, Bruno Dias.

O ministro das Infraestruturas está hoje a ser ouvido na comissão parlamentar de economia sobre o plano de reestruturação da TAP, entregue na Comissão Europeia a 10 de dezembro.

“Temos a obrigação de deixar a TAP em condições”, afirmou.

Relacionadas

Governo diz que TAP deve continuar a ser “líder na ligação da Europa ao Brasil” e manter crescimento para os Estados Unidos

O ministro das Infraestruturas voltou a defender a aposta na Portugália e no reforço da sua frota, cujos aviões são mais pequenos face aos da TAP.
TAP Portugal

TAP. PSD critica Governo por não entregar plano de reestruturação no Parlamento

O deputado Cristóvão Norte criticou hoje Pedro Nuno Santos por não revelar o documento aos deputados da comissão de economia. Em resposta, o ministro disse que o plano contém “matéria da máxima sensibilidade para a TAP e para todos os seus concorrentes”.

Frasquilho: Plano de reestruturação da TAP é a “condição para salvar sete mil postos de trabalho”

Em entrevista à TVI 24, o chairman da companhia aérea espera que a Comissão Europeia conclua a sua avaliação no primeiro trimestre de 2021. O grupo TAP contava com quase 11 mil trabalhadores no final de 2019.
TAP Portugal

TAP. Sindicato quer saber qual a redução de custos prevista para as “negociatas dos leasings”

SITAVA aponta que os custos com o pessoal “são apenas uma parcela e nem sequer a maior” e quer saber o que pretende o conselho de administração e o Governo fazer em relação às “negociatas dos leasings, dos combustíveis, das taxas e comissões, dos fornecimentos externos e tantos outros”.

Pedro Nuno Santos admite que pilotos despedidos da TAP possam vir a ser contratados pela Portugália

“A Portugália vai contratar, não podem haver passagens diretas, mas vamos ver se do ponto de vista legal é possível privilegiar a experiência na TAP”, adiantou Pedro Nuno Santos, no programa Conversa Capital.
Recomendadas

António Costa: Ambiente+Simples ajuda investimento nas renováveis

O primeiro-ministro afirmou que a desburocratização e a digitalização da administração pública é fundamental para reduzir custos e facilitar o investimento nas renováveis.

Presidente do Peru detido após ser destituído e acusado de golpe de Estado

Pedro Castillo foi detido e está na sede da polícia de Lima, depois de ter sido destituído pelo Congresso, acusado de tentar executar um golpe de Estado ao anunciar a sua dissolução.

Lagarde e o ‘whatever it takes’ para controlar a inflação. Ouça o podcast “Mercados em Ação”

No “Mercados em Ação”, podcast do JE, vai poder contar com a análise de especialistas em temas como ações e obrigações; investimento e poupança; BCE e FED; resultados e empresas; análises e gráficos.
Comentários