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TAP paga mais de 50% por aviões que companhias candidatas à privatização

TAP pagou 603,6 milhões de euros em leasing de aeronaves no ano passado. Cada avião custou 7,64 milhões de euros, mais 2,2 milhões que em 2019.
24 Março 2023, 10h13

A TAP paga mais 50% pelo leasing anual dos seus aviões em relação à média do montante pago pelos três principais grupos de avião europeus, nomeadamente a Lufthansa, Air France/KLM e a IAG, dona da British Airways e Iberia, revela o “Expresso” esta sexta-feira. A publicação nota ainda que o valor pago pela portuguesa tem aumentado anualmente desde 2015, ano da privatização e quando David Neeleman e Humberto Pedrosa se tornaram acionistas.

Em 2022, o leasing das aeronaves da TAP foi de 7,64 milhões por avião, mais 2,2 milhões que em 2019, num total de 603,6 milhões de euros. Ora, as principais concorrentes e potenciais candidatas à futura privatização pagam um valor médio de 4,9 milhões de euros, menos 2,7 milhões de euros do que a TAP paga pela frota que tem, principalmente constituída por Airbus.

O jornal semanal cita as contas do analista financeiro independente, Nuno Esteves, que aponta que a IAG é a transportadora com o menor custo de leasing, tendo pago quatro milhões, enquanto a Lufthansa pagou 4,9 milhões e a Air France/KLM pagou 5,7 milhões.

A TAP conta com uma frota total de 93 aeronaves, sendo que realiza o leasing de 77 aviões, enquanto a Lufthansa faz leasing de 68 (num total de 710, sendo que 652 são do grupo), a Air France/KLM tem 329 aviões em leasing (numa frota de 522) e a IAG paga o leasing de 433 aeronaves (frota total de 558 aviões, com 125 próprios).

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