O presidente do CDS-PP, Nuno Melo, questionou formalmente a Comissão Europeia sobre a restruturação da TAP. Numa carta, Nuno Melo questiona Bruxelas sobre o plano de restruturação da companhia aérea de bandeira nacional e se tem acompanhado a mesma em relação à viabilidade da empresa no futuro.
Nuno Melo lembra a Comissão que “a TAP já custou aos contribuintes portugueses 3,2 mil milhões de euros”, apontando que é “importante que se torne público o cumprimento do plano de recuperação”.
Diretamente, o presidente do CDS questiona: “Tem acompanhado a restruturação da TAP, no que respeita à sua viabilidade futura?”.
O líder centrista pede ainda que a Comissão “disponibilize o acesso ao relatório do plano de restruturação da companhia aérea”, uma vez que têm sido tornados públicos vários casos que apontam para direções distintas.
Na carta, na qual pediu que uma resposta por escrito, o presidente do CDS lembra que Portugal notificou a entidade, a 10 de junho de 2021, “um auxílio à restruturação, com o objetivo de financiar um plano de reestruturação do grupo TAP através da TAP Air Portugal”. Sendo que a 21 de dezembro do mesmo ano, a Comissão Europeia “concluiu que o auxílio à reestruturação estava em conformidade com as regras da UE, tendo aprovado o referido plano proposto”.