TAP. PS vai liderar comissão parlamentar que tem como alvo ministros e ex-ministros socialistas (com áudio)

Os socialistas vão dar um voto favorável à comissão parlamentar de inquérito proposta pelo Bloco de Esquerda. Entre os alvos desta avaliação estão João Leão, Pedro Nuno Santos e Fernando Medina.

O Partido Socialista (PS) vai liderar a comissão parlamentar de inquérito de atuais e antigos ministros do PS que atuaram politicamente sobre a TAP, avança a edição do “Diário de Notícias” desta quinta-feira, 2 de fevereiro.

Esta comissão parlamentar foi proposta pelo Bloco de Esquerda (BE), sendo que os principais alvos desta avaliação serão João Leão, ministro das Finanças de junho de 2020 a março de 2022; Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas de outubro de 2019 até janeiro passado e Fernando Medina, atual ministro das Finanças.

O Bloco quer que haja um escrutínio completo da companhia aérea que é totalmente detida por capitais públicos e recentemente recebeu uma injeção de fundos “de mais de três mil milhões de euros”.

Para o BE será preciso “apurar as relações dentro do próprio Conselho de Administração da TAP, as notas, as agendas, as atas e os memorandos que demonstram um mal-estar no seio da administração e que levam que o acionista aceite que a CEO demita ou queira demitir um outro membro do Conselho de Administração”.

A comissão será viabilizada com os votos da maioria do PS, tendo sido rejeitada uma proposta do Chega que pretendia liderar esta investigação.

Relacionadas

Da “ponta do iceberg” ao “deboche” e ao “estado de negação” de Costa. A TAP aos olhos dos partidos

Oposição critica em peso a forma como o Governo gere o dossiê TAP e pede mais transparência em relação aos salários e bónus dos administradores da companhia aérea nacional. Caso Alexandra Reis é apenas “a ponta de um iceberg”, diz PAN. “É a vergonha socialista no seu melhor”, acusa Chega.

IL arrasa TAP: “Tem sido um deboche de má gestão de fundos públicos”

Iniciativa Liberal vai aprovar a comissão parlamentar de inquérito sobre a TAP, “mas sem grandes expectativas”, tendo em conta a última audição com a CEO da companhia em que Christine Ourmières-Widener “escondeu a verdade de forma reiterada”. “Se fosse numa empresa privada era demitida na hora”, vincou Carlos Guimarães Pinto. Liberais acusam ainda os outros partidos de terem posições “confusas” sobre a TAP.

BE sobre a TAP: “Uma coisa é um esquecimento, outra é o estado de negação a que chegou a maioria absoluta”

Parlamento debateu esta quarta-feira a proposta de comissão de inquérito à TAP do Bloco de Esquerda, que, já se sabia, contará com a viabilização do PS.
Recomendadas

Moody’s mantém outlook estável para banca nacional apesar do abrandamento económico

A Moody’s mantém uma perspetiva otimista para o sistema bancário português apesar de prever um abrandamento da economia do país este ano em comparação com o crescimento de 6,7% em 2022.

Ajuda de Berço lança apelo aos contabilistas para consignação do IRS

A associação Ajuda de Berço pôs no ar uma campanha, pela primeira vez, a apelar aos contabilistas para consignarem 0,5% do IRS a instituições. Se os contabilistas, por vezes, ignoram o alerta desta vez o alvo são os profissionais da contabilidade.

Sector da aviação pede mais apoio à Europa na corrida aos combustíveis verdes

O sector da aviação europeu considera que a Europa devia dar mais incentivos fiscais para acelerar a produção de combustíveis verdes, como está a acontecer nos EUA.
Comentários