TAP terá sido lesada em 444 milhões de euros com novos aviões Airbus

David Neeleman terá negociado com a Airbus o cancelamento de um contrato para 12 aviões A350 e a compra de 53 novas aeronaves. Duas operações que podem ter lesado a TAP em 444 milhões de euros.

A TAP terá sido lesada em 444 milhões de euros por desistir de uma encomenda de 12 aeronaves A350 e comprar 53 novos aviões de vários modelos, duas operações que terão sido negociadas por David Neeleman com a Airbus. A informação é avançada esta quarta-feira pelo “Eco”, citando uma análise da Airborne Capital.

A consultora irlandesa estima que a companhia aérea estará a pagar cerca de 254 milhões de dólares acima do valor de mercado no leasing dos novos aviões. O “prémio” situa-se entre os 20% e os 28% face ao cobrado a outras companhias aéreas, quando comparado com os preços mais baixos, e entre 3% a 13% quando comparado com os preços mais altos.

A TAP também terá perdido com o cancelamento dos 12 aviões A350. Segundo a Airborne, assumindo que as aeronaves seriam entregues entre 2017 e 2022, a companhia portuguesa teria pago menos 190 milhões de dólares do que o preço estimado de mercado.

Recomendadas

Distribuição e Retalho representou 12,4% do PIB português em 2022

No discurso de abertura da APED Retail Summit, a presidente da APED sublinhou que o sector conta “com mais de 144 mil colaboradores, divididos entre 104 mil no Retalho Alimentar e mais de 40 mil no Retalho Especializado, distribuídos por mais de 4.500 lojas”.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quinta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quinta-feira.

Lucros da H&M surpreendem mercado com 64 milhões de euros

Com exclusão dos mercados russo, bielorrusso e ucraniano, as vendas aumentaram 16%. A margem de lucro operacional cresceu 1,3% no primeiro trimestre fiscal, mais 0,9% que no ano passado.
Comentários