[weglot_switcher]

TAP vai reforçar operação para o Brasil: retoma da ligação para Porto Alegre e aumento de capacidade para o Recife

Da reunião entre Carlos Brito, presidente da Embratur, agência estatal de promoção do turismo brasileiro, e Carlos Antunes, diretor regional da TAP para o Brasil, a companhia aérea nacional conta chegar ao final deste ano com 90% da capacidade do período pré-pandemia e estudar novos destinos para voar no Brasil, além dos 11 já conhecidos.
18 Março 2022, 18h01

A TAP vai reforçar a sua operação para o Brasil, com a retoma “em breve” dos voos para Porto Alegre e da substituição do avião para o Recife por um outro de maior capacidade.

Na sequência de uma reunião entre Carlos Brito, presidente da Embratur, agência estatal de promoção do turismo do Brasil; Carlos Antunes, diretor regional da TAP para o Brasil e América do Sul; e Bernardo Cardoso, diretor do Turismo de Portugal no Brasil, decorrida no âmbito da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa 2022, foram estudadas iniciativas entre estas entidades e também com a agência de viagens eDreams para atrair mais turistas para o Brasil.

Segundo revela um comunicado da Embratur, a companhia aérea nacional conta chegar ao final deste ano com 90% da capacidade relativamente ao ano de 2019, no período pré-pandemia.

E este, considera Bernardo Cardoso, citado pelo referido comunciado, é “um esforço importante porque sem essa conetividade não vamos ter grandes sucessos”, acrescentando que “precisamos da aviação e destes parceiros para o fazer”.

“A TAP confirmou a retoma da malha aérea para o Brasil e do Brasil para Portugal. E em breve serão também retomados os voos para Porto Alegre e o avião para o Recife vai ser substituído por um com maior capacidade”, adianta o comunicado em questão.

Neste encontro, o presidente da Embratur e o diretor regional da TAP “abordaram o objetivo comum de a médio prazo definirem voos para novos destinos no Brasil”.

“O Brasil  é um dos lugares mais bonitos do mundo e com muito ainda por explorar”, afirmou o diretor do Turismo de Portugal após este encontro. “Apesar de termos objetivos diversos, porque são dois países com motivações diferentes, a relação é muito forte, há um idioma em comum, há a cultura e a gastronomia», sublinhou Bernardo Cardoso.

O diretor do Turismo de Portugal defendeu, assim, um trabalho conjunto entre os dois países e mostrou-se confiante e otimista quanto ao futuro do turismo. “Prevejo sinceramente uma cor muito rosa para o turismo do futuro”, afirmou, sublinhando que “nunca os jovens quiseram viajar tanto como hoje”.

Segundo avançou Carlos Antunes, a TAP está com operações em dez capitais brasileiras – a que se juntará também em breve Porto Alegre, passando a totalizar onze.

Ao todo, são 42 voos semanais para Lisboa e dois para o Porto (São Paulo e Rio de Janeiro), totalizando 44 voos semanais no momento.

“O número de voos já é quase o dobro do que era no primeiro semestre de 2021 e está em linha com a procura esperada”, revelou o diretor regional da TAP.

Brevemente, a partir do dia 27 de março, quando se iniciar a programação de verão europeu, ‘aumentaremos o número de voos semanais para 65 e 72 no ‘peak’ (época alta)», antecipou ainda.

O diretor regional da TAP para o Brasil e América do Sul considerou que esta “foi uma reunião extremamente produtiva”, em que se fez o ponto de situação do investimento da TAP no Brasil, junto das autoridades que têm a responsabilidade de desenvolvimento do turismo brasileiro no exterior para “identificar sinergias e mais oportunidade para trabalharmos em conjunto de forma concertada num objetivo comum, entre a TAP e o Governo brasileiro, que é trazer mais turistas para o Brasil”.

Por seu turno, Carlos Brito considerou que “a TAP trouxe excelentes notícias para o turismo entre o Brasil e Portugal, pois com a retoma da malha aérea para 90% até ao final do ano e a disponibilidade manifestada para identificar novas rotas para novos destinos no Brasil prevemos atingir rapidamente os números no pré-pandemia e até mesmo superá-los já em 2023”.

e-Dreams quer aumentar turismo europeu no Brasil
Também a e-Dreams, que se afirma como o maior operador de viagens europeu, manifestou na reunião que manteve com o presidente da Embratur, durante a BTL, a ambição de aumentar o tráfego do turismo europeu no Brasil.

Tânia Garcia Ortiz, Business Development Manager da e-Dreams para Espanha, Portugal e a América Latina, defendeu que “este pode ser um bom momento para posicionar a Embratur e o Brasil na Europa”.

Recorde-se que o operador conta com mais de 20 milhões de clientes na Europa e pretende dirigi-los já este ano para o Brasil.

“O Rio de Janeiro e São Paulo são atualmente os destinos mais procurados por europeus, mas o que pretendemos este ano é que o turismo no Brasil não seja só focado no Rio de Janeiro ou em São Paulo, mas sim que os turistas possam ter uma experiência mais autêntica, com a gastronomia e a cultura, e que gostem tanto que queiram repetir todos os anos”, reforça Tânia Garcia Ortiz.

Carlos Brito destacou que o Brasil é o destino mais procurado pelos portugueses fora da Europa. E que um dos objetivos da Embratur nesta feira é desenvolver parcerias para aumentar o fluxo de portugueses e dos restantes europeus para o turismo no Brasil.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.