[weglot_switcher]

TAP. Ventura pede audição a Mendonça Mendes

Além da audição de Mendonça Mendes, o Chega deu “entrada hoje de um requerimento na comissão parlamentar de inquérito à TAP para que todas as comunicações entre o primeiro-ministro, o secretário de Estado Adjunto e João Galamba sejam entregues”.
23 Maio 2023, 16h27

O presidente do Chega, André Ventura, pediu, esta terça-feira, uma audição com o secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, António Mendonça Mendes.

Para o Chega é “fundamental que se ouça António Mendonça Mendes na comissão parlamentar de inquérito à TAP”. Nesta matéria o Chega “espera que da parte do PS não haja nenhum obstáculo a essa situação”.

Além da audição de Mendonça Mendes, o partido deu “entrada hoje de um requerimento na comissão parlamentar de inquérito à TAP para que todas as comunicações entre o primeiro-ministro, o secretário de Estado Adjunto e João Galamba sejam entregues à comissão de inquérito”.

Ventura admitiu que o pedido é “um pouco inédito e atípico”. “Sabemos que o primeiro-ministro está protegido por força do código penal em termos de intercepção telefonica, recolha de elementos de prova. Por isso, para que não fique em dúvidas, nós sabemos que as comissões parlamentar de inquérito têm poderes de órgão de polícia criminal, mas não é disso que estamos a tratar aqui. Estamos a pedir ao primeiro ministro que voluntariamente entregue as comunicações que teve com o ministro João Galamba”, explicou o líder do Chega.

Na semana passada, André Ventura pediu a demissão imediata de João Galamba, depois de realizada a audição ao ministro. “Ficou evidente para todo o país a profundidade e intensidade das contradições suscitadas pelo que foi dito pelo ministro João Galamba”, afirmou Ventura.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.