[weglot_switcher]

Task force: 85% da população estará vacinada com a primeira dose na próxima semana (com áudio)

O coordenador afirma estar “convencido” de que Portugal irá “encurralar” o vírus. A terceira e ultima fase de desconfinamento arranca quando 85% da população portuguesa estiver completamente vacinada.
  • Manuel de Almeida/Lusa
25 Agosto 2021, 11h02

O vice-almirante Henrique Gouveia e Melo divulgou à data de hoje, 81,6% da população portuguesa já tem uma dose da vacina contra a Covid-19, sendo que o marco de 85% dos adultos com a primeira toma poderá acontecer já na próxima semana.

Aos jornalistas, esta terça-feira, em Guarda, para receber uma medalha de excelência atribuída pelo município, o coordenador da task force para o plano de vacinação revelou que no final desta semana “83%, 84% terão a primeira dose” da vacina e que se atingirá a meta de 85%, “com a ajuda dos últimos portugueses na próxima semana”.

“Não vamos de férias para não dar férias ao vírus”, afirmou, garantindo estar “convencido” de que Portugal irá “encurralar” o vírus.

Esta estimativa revela ser animadora, uma vez que Portugal já ultrapassou a meta dos 70% da população adulta com a vacinação completa. Esse marco foi atingido antecipadamente, a 18 de agosto, o que permitiu antecipar a segunda fase do desconfinamento que entrou em vigor esta segunda-feira, 23 de agosto.

A próxima fase, só arrancará quando 85% da população estiver totalmente vacinada — um objetivo que, tanto a task force como o Governo já admitiram ser possível de atingir também mais cedo. Nessa altura, além de continuarem a vigorar as medidas já em curso, os bares e discotecas voltam a abrir, (mas com a exigência de certificado digital ou teste negativo), os restaurantes deixam de ter um número um limite máximo de pessoas por grupo, bem como deixa de existir um limite de lotação.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.