[weglot_switcher]

Taxa de desemprego na OCDE mantém-se nos 4,8% em abril

A taxa de desemprego na OCDE manteve-se estável no mês de abril, em Portugal registou uma descida para os 6,8%. Já a taxa de desemprego jovem atingiu o valor mais baixo nos países da OCDE.
8 Junho 2023, 11h53

A taxa de desemprego da OCDE permaneceu em 4,8% em abril pelo terceiro mês consecutivo. A taxa de desemprego mensal ficou inalterada no mês de abril em 10 países da OCDE, registou uma diminuição em 14 e um aumento em nove. Portugal registou uma taxa de desemprego de 6,8%.

A taxa atingiu o valor mais baixo em oito países, como foi o caso do Canadá, França, Alemanha e Estados Unidos. Já o número de desempregados na OCDE caiu para 33 milhões, próximo ao valor recorde atingido em julho de 2022.

Durante o mês de abril a taxa de desemprego jovem na OCDE, que engloba trabalhadores entre os 15 e os 24 anos, registou uma queda pelo segundo mês consecutivo para 10,2%, atingindo o valor mais baixo desde 2005. As maiores quedas foram observadas na Suécia, Noruega, República Checa, Portugal e Itália. Em Portugal a taxa de desemprego diminuiu para 18,3%.

Já a taxa de desemprego nas mulheres e homens manteve-se estável, em 5% e 4,6%, respetivamente. Em Portugal a taxa de desemprego nas mulheres cresceu para 7,3% em abril e a dos homens diminuiu para 6,5% no mesmo mês.

Na zona Euro a taxa registou uma ligeira diminuição, o que possibilitou que atingisse um novo recorde de 6,5% em abril. Áustria, Estónia, Finlândia e Grécia, foram os países da zona Euro que não registaram uma diminuição na taxa de desemprego.

Fora da Europa, Israel, Japão, Coreia e os Estados Unidos também registaram uma queda na taxa de desemprego Já a Austrália, Colômbia e México apresentaram um crescimento na taxa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.