[weglot_switcher]

Taxa de poupança das famílias portuguesas está a níveis historicamente baixos, alerta DECO

A maior parte das famílias não tem sequer um fundo de emergência, montante que serve para fazer face a dificuldades e situações imprevistas, como de doença ou desemprego.
31 Outubro 2019, 07h45

Hoje celebra-se o Dia Mundial da Poupança, aproveitando a DECO para enfatizar, uma vez mais, a importância da poupança e o seu impacto na gestão do orçamento familiar. A segunda ideia da nossa semana de metas para poupar é mesmo esta: a importância da poupança!

A taxa de poupança

Poupar é não gastar hoje para acautelar e usufruir no futuro.

A taxa de poupança sobre o rendimento disponível das famílias portuguesas, que já atingiu este século valores próximos dos 11% em 2001 e 2002, está hoje em níveis historicamente baixos.

De acordo com os dados publicados em setembro pelo INE a taxa de poupança das famílias portuguesas voltou a cair no segundo trimestre do ano, atingindo os 5,9% do rendimento disponível.

Uma grande parte das famílias tem rendimentos muito baixos o que não lhes permite destinar um valor do seu orçamento para a poupança, faltando incentivos à aplicação da poupança.

Embora circule a ideia de que há sempre dinheiro disponível através do recurso ao crédito, seja com cartões de crédito, crédito revolving, sejam as contas ordenado, a verdade é que esse dinheiro é da instituição de crédito. Terá de pagar o dinheiro e com juros!  Tudo isto tem contribuído para que a poupança seja desvalorizada e sejam cada vez menos as famílias que praticam a poupança.

A maior parte das famílias não tem sequer um fundo de emergência, montante que serve para fazer face a dificuldades e situações imprevistas, como de doença ou desemprego.

Sugerimos que no final de cada mês seja feita uma avaliação rigorosa ao orçamento familiar e se declare guerra ao desperdício, com vista a economizar e aumentar a verba mensal destinada à poupança.

Existem várias opções e atitudes a adotar, por exemplo: reduzir as comissões bancárias, negociar os prémios de seguros, cortar algumas despesas diárias sem colocar em causa a qualidade de vida.

Conte com o apoio do nosso gabinete de proteção financeira.

Procure-nos em: DECO MADEIRA na Loja do Munícipe do Caniço, Edifício Jardins do Caniço loja 25, Rua Doutor Francisco Peres; 9125 – 014 Caniço; deco.madeira@deco.pt; ou contacte-nos para o número: 968 800 489 ou 291 146 520.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.