Madeira: Taxa de variação média do IPC em agosto atinge valor mais elevado desde março de 2013

Comparando agosto de 2022 com o mesmo mês de 2021, a variação de preços subiu 8,2% (este valor foi de 8,9% no país), mantendo-se assim na casa dos 8% à semelhança de junho (+8,8%) e de julho (+8,5%), o que não acontecia desde setembro de 1992

Em agosto de 2022, na Região Autónoma da Madeira (RAM), a variação média registada pelo Índice de Preços no Consumidor (IPC) nos últimos doze meses (total geral) aumentou 0,5 pontos percentuais (p.p.) face ao mês anterior, passando para 5,1%, segundo informa a Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM).

Este é o valor mais elevado desde março de 2013, estando a subir desde fevereiro de 2021 e em terreno positivo desde o mês de setembro do mesmo ano.

Em agosto, o indicador de inflação subjacente, medido pelo índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos, apresentou uma taxa de 3,9%, aumentando 0,5 p.p. em relação ao mês anterior, e os bens registaram uma taxa de 5,7% e os serviços de 4,1%.

Foram os “Transportes” que registaram um crescimento mais expressivo, de 11,2%, seguidos dos “Restaurante e Hotéis” (+9,8%).  Por outro lado, a classe da “Educação” registou a única variação negativa, de 0%).

A nível nacional o IPC registou uma taxa de variação média de 5,3%, valor superior em 0,6 p.p. ao registado no mês anterior (4,7%).

Comparando agosto de 2022 com o mesmo mês de 2021, a variação de preços subiu 8,2% (este valor foi de 8,9% no país), mantendo-se assim na casa dos 8% à semelhança de junho (+8,8%) e de julho (+8,5%), o que não acontecia desde setembro de 1992. Por outro lado, esta taxa está a recuar pelo segundo mês consecutivo.

Em agosto de 2022, o valor médio das rendas de habitação por metro quadrado de área útil, na região, aumentou 0,4% em relação ao mês anterior e 2,9% se comparado com mês homólogo.

Recomendadas

Madeira: Marta Freitas volta a representar PS no Conselho Consultivo sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência

Marta Freitas, que já havia assumido esta posição no mandato anterior, foi agora reconduzida pelo Grupo Parlamentar Socialista, tendo tomado posse esta segunda-feira.

Saiba em que consiste a etiqueta energética e a sua importância na compra de equipamentos elétricos

A nova etiqueta energética já é uma realidade no nosso mercado. Os consumidores precisam de conhecer esta ferramenta, útil e intuitiva, para escolher os seus eletrodomésticos de forma esclarecida e eficiente.

Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira celebra novo protocolo com a Escola Nacional de Bombeiros

O protocolo é válido por tempo indeterminado, permitindo ainda o intercâmbio entre formandos e formadores do SRPC e da ENB, em várias áreas formativas.
Comentários