Taxa turística do Porto entra em vigor no próximo ano

Observando o número de dormidas no ano passado (6,8 milhões), a receita global da autarquia deverá registar um aumento de 13 milhões de euros.

O município do Porto vai dar início ao processo de aplicação da taxa turística por cada dormida na cidade e deverá entrar em vigor no próximo ano, revela o Jornal de Notícias desta quinta-feira.

“É bem-vinda para regular o fluxo turístico da cidade e para rentabilizar e trazer movimento de pessoas par ao centro da cidade”, afirma ao JN o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Melchior Moreira.

No início de fevereiro, o presidente da Câmara do Porto referiu que a Invicta é uma cidade suficientemente “madura” para se poder criar uma taxa turística. Rui Moreira não avançou números, mas a imprensa avançou que o autarca admite a possibilitar de taxar as dormidas em dois euros, ainda que o preço não esteja fixado.

Segundo o diário do Porto, observando o número de dormidas no ano passado (6,8 milhões), a receita global da autarquia deverá registar um aumento de 13 milhões de euros com este novo imposto a aplicar em 2018.

“Não seria correto estar a lançá-la agora, (…) mas acho que a taxa turística é um tema interessante para debater”, afirmou o presidente da Câmara do Porto, à margem de uma conferência organizada pelo Eco, onde adiantou que a receita que provém da nova taxa deve servir “para diminuir o peso da pegada turística”.

Recomendadas

Autoridades aguardam decisão sobre reboque de navio que se incendiou ao largo de Leixões

O comandante do porto de Leixões afirmou hoje que aguarda a decisão entidade portuguesa que certifica os navios para saber se o navio Greta K, onde deflagrou um incêndio, pode ser rebocado, garantindo que não há risco de derrame.

Mau tempo: Lisboa prorroga protocolo com Caritas e Cruz Vermelha para apoiar famílias

A Câmara de Lisboa aprovou hoje a prorrogação do protocolo de colaboração com a Caritas e a Cruz Vermelha Portuguesa para apoiar proprietários ou arrendatários de habitações afetadas pelas cheias em dezembro, passando a vigorar até 30 de abril.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quarta-feira.
Comentários