[weglot_switcher]

Taxa turística do Porto entra em vigor no próximo ano

Observando o número de dormidas no ano passado (6,8 milhões), a receita global da autarquia deverá registar um aumento de 13 milhões de euros.
29 Junho 2017, 08h23

O município do Porto vai dar início ao processo de aplicação da taxa turística por cada dormida na cidade e deverá entrar em vigor no próximo ano, revela o Jornal de Notícias desta quinta-feira.

“É bem-vinda para regular o fluxo turístico da cidade e para rentabilizar e trazer movimento de pessoas par ao centro da cidade”, afirma ao JN o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Melchior Moreira.

No início de fevereiro, o presidente da Câmara do Porto referiu que a Invicta é uma cidade suficientemente “madura” para se poder criar uma taxa turística. Rui Moreira não avançou números, mas a imprensa avançou que o autarca admite a possibilitar de taxar as dormidas em dois euros, ainda que o preço não esteja fixado.

Segundo o diário do Porto, observando o número de dormidas no ano passado (6,8 milhões), a receita global da autarquia deverá registar um aumento de 13 milhões de euros com este novo imposto a aplicar em 2018.

“Não seria correto estar a lançá-la agora, (…) mas acho que a taxa turística é um tema interessante para debater”, afirmou o presidente da Câmara do Porto, à margem de uma conferência organizada pelo Eco, onde adiantou que a receita que provém da nova taxa deve servir “para diminuir o peso da pegada turística”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.