[weglot_switcher]

Taxa turística em Lisboa poderá aumentar até 2019

“O valor da taxa será reavaliado até 1 de janeiro de 2019”, refere o PS e BE.
  • Cristina Bernardo
6 Novembro 2017, 08h31

A taxa turística em Lisboa poderá aumentar até 2019. A Câmara Municipal de Lisboa vai avaliar a execução desta municipal e, mais tarde, decidir sobre as alterações ao valor que é cobrado, apurou o Diário de Notícias junto de uma fonte da autarquia.

No próximo ano, os turistas que pernoitem na capital não terão de pagar mais ou menos por cada noite. No entanto, no período de dois anos, o montante poderá subir. Isto porque a medida se insere no acordo camarário entre o Partido Socialista e Bloco de Esquerda (BE): “O valor da taxa será reavaliado até 1 de janeiro de 2019”, assinalam.

Os bloquistas pretendem que o valor duplique, passando a dois euros euros. Já Fernando Medina admite um aumento, de forma a subir as receitas e investir noutros projetos de reabilitação urbana, mas ainda não deu o aval à exigência total do BE.

Em 2016, a taxa turística de Lisboa, que é de um euro por noite [até ao valor máximo de sete euros por dormida (por cada hóspede) em empreendimentos turísticos e estabelecimentos de alojamento local] rendeu à câmara municipal da capital 13,5 milhões de euros.

O ‘imposto ao turista’ é gerido pelo Fundo de Desenvolvimento Turístico de Lisboa, que auxiliou no financiamento da conclusão da requalificação do Palácio Nacional da Ajuda e da construção do Museu Judaico de Lisboa, por exemplo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.