[weglot_switcher]

Taxas de juro na zona euro vão continuar em mínimos históricos

O banco central da zona euro manteve as taxas de juro em mínimos históricos. O foco está agora na conferência de imprensa às 13h30, na qual Mario Draghi poderá dar novas pistas sobre o calendário para reduzir os estímulos monetários.
  • Reuters
14 Dezembro 2017, 12h48

O Banco Central Europeu (BCE) manteve esta quinta-feira as taxas de juro na zona euro inalteradas e em mínimos históricos. Após a reunião do Conselho de Governadores em Frankfurt,  o banco liderado por Mario Draghi informou que deixou a taxa de juro diretora em 0%, um nível em vigor desde março do ano passado.

A taxa de juro aplicável à facilidade de depósito também não sofreu alterações e permanece nos -0,40%, enquanto a taxa aplicável à facilidade permanente de cedência de liquidez fica em 0,25%.

“O Conselho do BCE espera que as taxas de juro diretoras do BCE permaneçam nos níveis atuais durante um período alargado e muito para além do horizonte das compras líquidas de ativos.”, o banco referiu, em comunicado.

A decisão era prevista pelos analistas e a atenção passa agora para a conferência de imprensa de Draghi e do vice-presidente do BCE, Vítor Constâncio, às 13h30, com os mercados atentos às projeções económicas e indicações sobre a política monetária da zona euro em 2018.

O BCE vai começar em janeiro a diminuir o ritmo do programa de compra de ativos, para estimular a economia da zona euro. A partir do próximo mês, e pelo menos até setembro, a instituição liderada por Mario Draghi vai comprar 30 mil milhões de euros por mês em ativos da zona euro, metade do montante de aquisições até dezembro.

“Se o outlook se tornar menos favorável ou se as condições financeiras se tornarem inconsistentes com progressos para um ajustamento sustentável no caminho da inflação, o Conselho de Governadores está pronto para aumento o APP [asset purchases program] em termos de tamanho e/ou duração”, acrescentou ainda o banco central, tal como já tinha garantido quando anunciou a diminuição do ritmo de compras.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.