[weglot_switcher]

Taylor’s escolhida para fornecer vinho do Porto à casa real britânica

No ano em que comemora o 325º aniversário, a empresa de Gaia recebeu uma prenda da rainha de Inglaterra. O programa de celebrações passa por uma parceria com o velejador solitário Ricardo Diniz, que o levará a Londres e aos Estados Unidos.
13 Abril 2017, 11h00

A Taylor’s, empresa do universo Fladgate Partnership, foi selecionada na passada quarta-feira como fornecedora oficial de vinho do Porto à Casa Real Britânica, anunciou ontem Adrian Bridge, diretor geral da empresa produtora de vinhos do Porto numa conversa com jornalistas.

“Recebemos ontem [quarta-feira] a notificação de que nos tinha sido atribuído o alvará para passarmos a ser o fornecedor de vinho do porto a Sua Majestade”, a Rainha Isabel II de Inglaterra, revelou ontem Adrian Bridge, na conferência de imprensa de apresentação do programa de comemoração dos 325 anos da Taylor’s.

Para assinalar o 325º aniversário, a Taylor’s associou-se a Ricardo Diniz, “navegador solitário e embaixador do mar”, para recriar a primeira exportação de vinho do Porto da casa. Tal como antigamente, o vinho do Porto, num casco de 50 litros, será embarcado na beira-rio de Vila Nova de Gaia, em frente às caves Taylor’s, com destino a Londres.

Ricardo Diniz, também presente na ocasião, tem mais de 100 mil milhas náuticas já cruzadas como navegador solitário, o equivalente a mais de três voltas ao Mundo. Como em anteriores missões, o objetivo é promover um produto português além-mares e além-fronteiras, neste caso, o vinho do porto da Taylor’s. A partida está prevista para 25 de abril, e a viagem de Ricardo Diniz deverá durar cerca de dez dias.

Mas o velejador não vai ficar por aqui. Sempre com o patrocínio exclusivo da Taylor’s, Ricardo Diniz vai entrar na OSTAR 2017 (Original Singlehanded Transoceanic Race, isto é a regata transoceânica original para velejadores solitários), que vai partir de Plymouth 29 de maio em direção a Newport, Rhode Island, nos Estados Unidos, depois de cerca de 21 dias a cruzar o Atlântico Norte.

Adrian Bridge pretende ganhar a prova. Ricardo Diniz diz que vai fazer o seu melhor e sublinha que “o nosso barco é o mais bonito”, depois de ter estado a ser preparado durante três meses no estaleiro de Portimão. O veleiro, designado Taylor325, foi ontem batizado pelo padre Vítor Melícias, na companhia da madrinha do barco, a fadista Mafalda Arnauth.

“Esta parceria aconteceu muito naturalmente pois une terra e mar, história e futuro, assente em valores partilhados como determinação, coragem e resiliência, atributos essenciais tanto para a navegação solitária como para a produção e venda de vinho do Porto. É com grande orgulho que a Taylor’s apoia o primeiro velejador português a participar na OSTAR, no ano do nosso 325º aniversário”, destacou Adrian Bridge.

*Notícia publicada originalmente na edição impressa d’O Jornal Económico de dia 7 de abril de 2017.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.