Milhares de utilizadores estão a reportar, esta quarta-feira, problemas no acesso às suas contas de Teams e Outlook, depois de a Microsoft ter sido atingida por uma falha de rede que derrubou a sua plataforma de nuvem Azure e as duas plataformas, segundo a “Reuters”, uma falha que afetará potencialmente milhões de utilizadores a nível global.
De acordo a página do Azure, os serviços foram afetados nas Américas, Europa, Ásia Pacífico, Médio Oriente e África, tendo apenas os serviços na China e a sua plataforma para governos escapado à falha de rede.
Uma interrupção da plataforma de computação em nuvem da Microsoft Azure pode ter impacto numa variedade de serviços e criar um efeito dominó, uma vez que quase todas as maiores empresas do mundo utilizam a plataforma.
“Determinámos que o problema de conexão de rede está a ocorrer com dispositivos através da Microsoft Wide Area Network (WAN)”, justificou esta manhã a Microsoft.
We're investigating issues impacting multiple Microsoft 365 services. More info can be found in the admin center under MO502273.
— Microsoft 365 Status (@MSFT365Status) January 25, 2023
Em Portugal, os problemas começaram a surgir pelas 7 horas, com um grande número de utilizadores nacionais a reportarem problemas a partir dessa hora. O pico foi atingido pelas 8h30 da manhã, com 32 utilizadores a reportarem falhas no Microsoft 365, Teams, Outlook, Azure e One Drive.