[weglot_switcher]

Teatro D. Maria II celebra o Dia Mundial do Teatro mergulhando em Camões e no amor

Maratona de “Os Lusíadas” é a proposta do Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, para a contagem decrescente do dia que celebra o Teatro. Camões dá o mote a 26 de março e o amor sobe ao palco no dia 27.
  • Teatro Nacional D. Maria II
14 Março 2022, 17h15

O Dia Mundial do Teatro é assinalado no dia 27 de março, mas o Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, propõe-se começar mais cedo as celebrações da efeméride. Com um mergulho na obra “Os Lusíadas”. Às 10h00, o ator António Fonseca subirá ao palco da Sala Garrett, e estará imerso na obra de Luís Vaz de Camões até à meia noite.

Objetivo? Celebrar o Dia Mundial do Teatro desde o seu primeiro segundo. E oferecer ao público uma falação integral desta obra camoniana, intitulada “Os Lusíadas como nunca os ouviu”.  Nesta celebração-maratona haverá ainda lugar para uma epopeia dentro da epopeia quando, às 22h30, se iniciar o Canto X. Nesse momento, 100 pessoas irão  juntar-se a António Fonseca em palco para, em conjunto, encerrarem esta epopeia que relata uma metáfora da nossa condição de seres históricos.

No dia 27 de março, também com entrada livre, a Sala Estúdio recebe  o espetáculo “Esta é a minha história de amor” às 16h30, seguido de uma conversa com os artistas. Trata-se de uma peça de teatro documental em que pessoas reais contam as suas histórias de luta contra o fascismo e o colonialismo português, colocando no centro da narrativa as relações amorosas que nasceram no seio dessas lutas. Uma ode aos atos de resistência na vida quotidiana.

André Amálio e Tereza Havlíčková, da companhia Hotel Europa, são os mentores desta proposta, que também terá interpretação em Língua Gestual Portuguesa.

Todas as atividades do Dia Mundial do Teatro têm entrada livre mediante levantamento de bilhetes na bilheteira do D. Maria II, de acordo com as condições definidas e sujeito à lotação disponível. No caso de “Os Lusíadas como nunca os ouviu”, o público poderá entrar e sair livremente da Sala Garrett durante as sessões que vão decorrer ao longo do dia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.