[weglot_switcher]

Técnico integra maior projeto de robótica em energia de fusão nuclear

O Instituto Superior Técnico, através dos seus dois laboratórios de investigação, integra o consórcio que ganhou o maior contrato de robótica de sempre na energia de fusão nuclear, no valor de 100 milhões de euros.
27 Outubro 2016, 16h56

O equipamento mais avançado da atualidade fará parte do ITER, o maior reator de fusão nuclear experimental do mundo e o primeiro na história capaz de produzir 500 MW.

Os parceiros do projeto ITER representam 50% da população mundial e 80% do PIB global. São eles: China, Europa, Japão, Índia, República da Coreia, Rússia e EUA.

A colaboração entre a Fusion for Energy (F4E), agência que representa a Europa no projeto, e o consórcio que reúne  empresas europeias, como a franco-alemã Airbus Safran Launchers, a Nuvia Limited (Reino Unido) e aegelec CEM (França), ambas pertencentes ao grupo Vinci, tem o horizonte de sete anos.

O Técnico, através do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear e Instituto de Sistemas e Robótica, o centro de investigação de energia de fusão de Culham, do Reino Unido, e as empresas belga de veículos robóticos autónomos AVT Europe NV e francesa de física nuclear Millennium participam no grupo que vai construir sistemas manipulados remotamente para transporte e confinamento de cargas localizadas no reator e nos edifícios do ITER.

O transporte de cargas do reator do ITER para o edifício de manutenção e armazenamento será realizada por 15 veículos guiados automaticamente (AGV), cada um com dimensões semelhantes a um autocarro (8,5 m x 3,7 m x 2,6 m) num peso total de 100 toneladas ao transportar os componentes mais pesados.

O IST desempenha um papel importante no consórcio, com a investigação e desenvolvimento de tecnologias de navegação para robótica móvel em instalações nucleares.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.