PremiumTécnico lança centro de inovação com financiamento privado e estreita ligação às empresas

O Tecnico Inovation Center saiu esta semana do papel, devendo estar pronto daqui a ano e meio. Vai nascer na antiga Gare do Arco do Cego com apoio da Fidelidade e da CCDR-LVT.

Instituto Superior Técnico:

É um dos três pilares do futuro da formação em Engenharia que o Instituto Superior Técnico quer dar aos seus estudantes, mas quase ficava na História como mais uma obra de Santa Engrácia. Ao fim de dez anos, o Técnico Innovation Center, a erguer no antiga Gare do Arco do Cego, saiu, finalmente, do papel esta semana, devendo estar concluído daqui a ano e meio.

“Sem apoio externo, o projeto não se conseguiria fazer num quadro de financiamento do ensino superior que é muito curto”, afirma Rogério Colaço, presidente do Técnico, ao Jornal Económico. O modelo de financiamento encontrado para desatar um nó com mais de uma década envolve mecenas, fundos comunitários e as receitas de exploração de um espaço comercial.

No total, o investimento ronda os 12 milhões de euros, dos quais cerca de 4,5 milhões provêm da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT), do Programa Operacional Regional de Lisboa. A seguradora Fidelidade, detida pela chinesa Fosun, é o mecenas principal.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta sexta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta sexta-feira.

PremiumApoio à formação vai cobrir parte dos custos salariais

Em resposta à inflação, o Governo anunciou, entre outras medidas, um apoio para a formação dos trabalhadores nas horas vazias. Custos salariais serão parcialmente cobertos, aliviando os encargos das empresas, revela João Neves.

FNE contra a contratação direta pelas escolas pela possibilidade de “amiguismos”

“Não concordamos, claramente”, começou por dizer o vice-secretário-geral da FNE, em declarações aos jornalistas no final da primeira reunião com o Ministério da Educação sobre a revisão do modelo de recrutamento e contratação de professores.
Comentários