[weglot_switcher]

Técnico perpetua legado de M. Lourdes Pintasilgo

Helena Pereira e Maria Teresa Parreira são o rosto do sucesso das mulheres do Técnico.
15 Janeiro 2022, 20h00

Helena Pereira e Maria Teresa Parreira são o rosto do sucesso das mulheres do Técnico. A antiga aluna de Engenharia Química-Industrial, ramo Tecnologia, tem uma longa e sólida carreira no ensino superior, ciência e gestão académica e científica, presidindo desde 2019 à Fundação para a Ciência e Tecnologia. Já a aluna Maria Teresa destaca-se pelo percurso académico, mas também pelo envolvimento em atividades extra curriculares em prol da Escola e dos colegas.

Helena Pereira e Maria Teresa Parreira partilham a 5.ª edição do Prémio Maria de Lourdes Pintasilgo, nas categorias de Role Model e Young Alumna, respetivamente. O prémio, criado em 2016 como tributo à engenheira e distinta aluna do Técnico, primeira mulher a exercer o cargo de primeira-ministra de Portugal, promove a igualdade de género e reconhece o papel crucial que as mulheres desempenham em todas as áreas da Engenharia.

“A participação ativa de todos para acabar com a desigualdade de género é importante, essencial e todos temos um papel”, afirmou Maria Teresa Parreira, na cerimónia de entrega do galardão. Helena Pereira confessou, por seu turno, que sempre gostou de ensinar, orientar, investigar e gerir. “Se eu puder ser modelo para alguém sê-lo-ei certamente porque é com gosto que trabalho e com genuíno interesse pelo que vai acontecendo”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.