[weglot_switcher]

Tecnologia da Efacec assegura distribuição de energia a 10 milhões de pessoas na Grécia

A HEDNO – Hellenic Electricity Distribution Network Operator, empresa operadora da rede de distribuição de energia da Grécia, adjudicou à Efacec a substituição dos centros de comando das regiões Macedónia-Trácia, Grécia Central, Épiro e Peloponeso.
27 Julho 2020, 16h39

A HEDNO – Hellenic Electricity Distribution Network Operator, empresa operadora da rede de distribuição de energia da Grécia, adjudicou à Efacec a substituição dos centros de comando das regiões Macedónia-Trácia, Grécia Central, Épiro e Peloponeso. O valor do contrato não foi revelado.

Segundo um comunicado da empresa portuguesa, “a tecnologia concebida pela Efacec vai permitir o controlo de quase a totalidade da rede de distribuição de alta e média tensão do país (315 subestações e 165 mil subestações secundárias), contemplando cerca de 7,5 milhões de clientes e gerando um impacto positivo junto de uma população de cerca de dez milhões de pessoas”.

“O projeto surge no contexto de dois trabalhos bem-sucedidos desenvolvidos pela Efacec ao longo dos últimos anos, nomeadamente na região de Ática e na região das ilhas gregas. Estes projetos permitiram o reforço da presença da empresa portuguesa neste país europeu”, adianta o referido comunicado.

De acordo com a Efacec, “a concretização destes centros de comando e controlo tem por base a plataforma ‘ScateX#’ da Efacec, um software que resulta de mais de 30 anos de experiência na área de automação de redes elétricas, culminando num produto flexível facilmente adaptável às necessidades de cada cliente e comercializado com diferentes configurações em modelo “chave-na-mão””.

“Com uma arquitetura moderna orientada para cibersegurança, na configuração direcionada para redes de distribuição de energia elétrica, o ‘ScateX# ADMS’ combina numa única plataforma funcionalidades de operação em tempo real, analítica baseada em algoritmos avançados de cálculo elétrico e gestão de incidentes e trabalhos planeados. Esta plataforma proporciona uma experiência única ao utilizador, permitindo a condução da rede elétrica, com máxima segurança e elevado retorno de investimento”, assinala o comunicado em questão.

Os responsáveis da empresa portuguesa sublinham que, com “uma presença abrangente na cadeia de valor de energia, mobilidade e ambiente, a Efacec atua como fornecedor de soluções e de sistemas integrados EPC (Engineering, Procurement and Construction) e parceiro de serviços O&M (Operations & Maintenance).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.