[weglot_switcher]

Tecnologia: Despesa deve aumentar 4,5% este ano e continuar a crescer em 2019

Estudo da consultora Gartner aponta para um mercado de 3 biliões de euros. Principais focos para o investimento serão os processos de digitalização, a tecnologia blockchain, a internet das coisas (IoT, na sigla inglesa), utilização de big data e algoritmos para inteligência artificial.
16 Janeiro 2018, 15h00

As despesas mundiais com tecnologias de informação deverão aumentar 4,5% este ano, face a 2017, para 3,7 biliões de dólares (cerca de 3 biliões de euros), de acordo com as estimativas da consultora Gartner, divulgadas esta terça-feira, 16 de janeiro.

Em comunicado, John-David Lovelock, vice-presidente da Gartner diz que o mercado alterou a tendência em 2017 e que é esperado “um crescimento contínuo nos próximos anos”, apesar das empresas considerarem focos de incerteza, como o Brexit, flutuações cambiais e uma “possível recessão global”.

“Apesar dessa incerteza, as empresas continuarão a investir em TI à medida que antecipam o crescimento da receita, mas os seus padrões de gastos mudarão”, afirma Lovelock.

Os principais focos para o investimento serão os processos de digitalização, o aproveitamento da tecnologia blockchain, a internet das coisas (IoT, na sigla inglesa), utilização de grandes dados (big data) e algoritmos para inteligência artificial.

O mercado de software para empresas continuará a crescer de forma acelerada, devendo evoluir 9,5%, este ano face a 2017, para 389 mil milhões de dólares (cerca de 318 mil milhões de euros), e continuará a crescer em 2019, prevendo-se um aumento de 8,4%, para 421 mil milhões dólares (cerca de 344 mil milhões de euros).

A Gartner acredita que as organizações vão gastar mais dinheiro em software e que, também, vão alterar a forma como acedem a software, optando pela contratação do serviço, em vez da aquisição.

A consultora prevê que o segmento de dispositivos cresça 5,6%. Em 2017, o segmento de dispositivos cresceu pela primeira vez em dois anos, com um aumento de 5,7%, deverá continuar a crescer este ano e, também, mas ligeiramente, no próximo.

A Gartner considera que as oportunidades de negócio relacionadas com a inteligência artificial vão crescer até 2021, atribuindo um valor de 2,9 biliões de dólares (cerca de 2,3 biliões de euros).

Acresce a isto “a capacidade de recuperar 6,2 mil milhões de horas de produtividade dos trabalhadores”, diz Lovelock. “Este valor comercial é atribuível ao uso da AI para, por exemplo, gerar ganhos de eficiência e personalizar a experiência do cliente”, assim como ajudar a “expandir as oportunidades de criação de receita como parte de novos modelos de negócios impulsionados pelos dados”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.