TecStorm: já são conhecidos os vencedores da edição de 2022 do «maior» hackathon universitário

Os prémios desta edição, distribuídos por quatro vencedores (2500 euros para cada), totalizaram dez mil euros.

Mantis, Ecopod, SEHT, Seeds4Kids. São estes os projectos vencedores das quatro categorias da edição de 2022 do TecStorm. Aquele que é apelidado de «maior hackathon universitário do País» teve a participação de «28 projectos» de 150 estudantes universitários.

Na categoria Conectividade, o primeiro prémio foi para o Mantis, uma «passadeira inteligente automatizada, conectada e sincronizada que torna as passadeiras para peões mais seguras».

Aqui, o finalista foi o InLight, um sistema de «iluminação pública inteligente com recurso à aplicação de sensores em luminárias que recolhem dados para potenciar eficiência energética».

O primeiro lugar na categoria de Saúde foi entregue ao SEHT (foto de destaque), uma «plataforma digital para melhoria do transporte hospitalar que faz a gestão do transporte de pacientes não urgentes para evitar o uso inadequado de ambulâncias».

Como finalista, ficou o SecondChance, um «implante que incorpora um dispositivo que detecta precocemente um enfarte do miocárdio, contacta assistência médica em caso de emergência e liberta anticoagulante, caso seja necessário».

Na Energia, foram distinguidos dois projectos verdes: o Ecopod ficou com o “ouro” – um «dispositivo equipado com sistemas eléctricos e mecânicos que potenciam a utilização dos recursos naturais à sua volta, transformando-os em energia eléctrica verde» – e o ElectriciTree foi o finalista: um «sistema de painéis solares em árvore com movimento adaptável para maximizar o aproveitamento da exposição solar».

Finalmente, na Responsabilidade Social, o vencedor foi o Seeds4Kids, uma «horta doméstica inteligente que alia tecnologia de monitorização por sensores e aplicação móvel à natureza e à sustentabilidade», um produto com um conceito semelhante ao Click & Grow.

Nesta categoria, o finalista foi o Oakey, um «sistema que informa o consumidor sobre o impacto ambiental dos produtos que consome, aconselhando produtos mais sustentáveis, sugerindo compensações do excesso de carbono produzido e recompensas pela adopção de um consumo mais amigo do ambiente».

Os prémios desta edição, distribuídos por quatro vencedores (2500 euros para cada), totalizaram dez mil euros.

PCGuia
Recomendadas

CEO da Microsoft destaca plataforma para ajudar a Ucrânia criada por português

Satya Nadella diz que o “Ukraine Live Aid”, para prestar apoio aos refugiados ucranianos, foi um dos trabalhos “significativos” e “muito necessários” que feitos com as Power Pages da Microsoft.

Há mais de 800 profissionais certificados em tecnologia Salesforce em Portugal

O ecossistema de parceiros nacionais da empresa norte-americana aumentou 46% no último ano.

IA e IoT: que futuro tem a área em Portugal?

Com 650 milhões em investimento destinados à transição digital previstos no PRR, como estão as empresas portuguesas a adotar a Inteligência Artificial? Saiba mais na JE Talks desta quinta-feira, às 14h30.
Comentários