Teixeira Duarte apresenta prejuízos de 26 milhões até Setembro

Aumento das imparidades com a participação no BCP não amenizou a melhoria que se registou no terceiro trimestre, sendo que o volume de negócios do grupo recuou nos primeiros nove meses.

Reuters

O resultado ilíquido acumulado registado pela Teixeira Duarte nos primeiros nove meses do ano foi de 26,3 milhões de euros negativos. O volume de negócio da empresa do ramo da construção terá recuado 17,6% face ao período homólogo, segundo informação constante no relatório de conta divulgado esta segunda-feira pela Teixeira Duarte.

Em comunicado, o grupo explica que para estes resultados contribuíram a variação das diferenças de câmbio e a variação da perda por imparidade na participação no BCP, líquida de impostos diferidos, que em setembro foi de 16,2 milhões de euros.

A Teixeira Duarte sublinha, no entanto, que no terceiro trimestre deste ano a empresa terá conseguido uma ligeira recuperação em relação aos primeiros seis meses, ao obter um resultado positivo na ordem dos 9,5 milhões de euros.

O volume de negócios atingiu em setembro os 828,2 milhões de euros, o que comparado com o período homólogo representa uma diminuição de 17,6% para menos de 177,2 milhões.

Os mercados externos representavam 84,1% do volume de negócios em setembro do ano passado, menos 17,9% face ao ano anterior. Foi na Venezuela que a Teixeira Duarte registou a maior quebra de atividade (44,2%), seguindo-se Angola (31,7%), Espanha (26,8%) e o Brasil (2,8%). Em Portugal, o volume de negócios também baixou, mas 16%.

Entre Setembro de 2015 e o mesmo mês de 2016, o número de trabalhadores da Teixeira Duarte diminuiu 15,8% para os 11 534 (menos 2 157 trabalhadores), a par com a diminuição da carteira de encomendas que caiu 5,5% para os 2 109 milhões de euros em setembro.

Recorde-se que durante este fim-de-semana, a construtora pediu ao Governo o estatuto de empresa em reestruturação, o que lhe permitiria aumentar as rescisões “para até um máximo de 300 [saídas] em três anos”, face aos 80 trabalhadores que a quota atualmente prevê.

Recomendadas

Lagarde avisa que taxas de juro vão continuar a subir

Dados da inflação na zona euro em novembro vão ser conhecidos esta semana. BCE reúne-se em meados de dezembro.

Cáritas já recebe pedidos de quem não consegue pagar empréstimo da casa

“O pânico foi imediato. O receio das pessoas, a angústia com que se aproximavam de nós a dizer ‘ai, se eu perco a minha casa’. É que nós tivemos uma crise em que houve muita gente a perder a casa; é recente ainda, está na memória das pessoas – 2008”, afirmou Rita Valadas.

Expectativas de exportação na Alemanha aumentam em novembro, diz Ifo

Depois de uma queda no mês anterior, a indústria automóvel volta a ter expectativa de crescimento nas exportações.
Comentários