[weglot_switcher]

‘Tejo a Copo’ decorre amanhã e junta 26 produtores de vinho

“Estamos convictos de que esta edição do ‘Tejo a Copo’ venha a assinalar o regresso a uma normalidade perdida e um brinde colectivo por muitas mais edições”, afirma Luís de Castro, presidente da CVR (Comissão Vitivinícola Regional do) Tejo.
11 Março 2022, 18h42

A iniciativa ‘Tejo a Copo’ decorre amanhãa, dia 12 de março, no Convento de São Francisco, em Santarém, e conseguiu juntar 26 produtores de vinho da região Tejo.

“Depois de um ano de interregno forçado pela pandemia, o evento vínico ‘Tejo a Copo’ regressa já no sábado, dia 12 de Março. Entre as 15 horas e as 21 horas, o Convento de São Francisco, em Santarém, volta a ser palco da maior mostra de Vinhos do Tejo, numa iniciativa que junta 26 produtores (…), o OH!Vargas, um restaurante de nomeada na capital do gótico, e a Loja do Sal, com produtos originários das salinas de Rio Maior”, destaca um comunicado da organização deste evento.

De acordo com este documento, do programa desta edição do ‘Tejo a Copo’ fazem parte três conversas sobre o vinho, guiadas pelo conceituado ‘sommelier’ Rodolfo Tristão.

A primeira está marcada para as 16 horas e versa a ‘Fernão Pires do Tejo’, a casta mais expressiva da região e a rainha das uvas brancas.

Segue-se a congénere, mas nas tintas – ‘Castelão do Tejo’ – a protagonizar o momento das 17h30m.

‘A diversidade do Tejo’ é chamada à conversa das 19 horas.

O evento é de acesso livre e as provas gratuitas, mas de inscrição obrigatória, feita no local por ordem de chegada.

Para participar nas provas e para provar os vinhos do evento é necessário comprar o copo oficial do evento, que tem um custo de três euros e é comprado à entrada do evento. Os petiscos custam cinco euros a unidade.

O referido comunicado assinala que, “no que toca ao sector, este foi dos últimos eventos a acontecer em 2020, dias antes de sermos atingidos globalmente pela pandemia, o que faz deste regresso um momento ainda mais especial: assim o sente a organização, a cargo da Comissão Vitivinícola Regional do Tejo, e os produtores, que aderiram em grande força”.

“Estamos convictos de que esta edição do ‘Tejo a Copo’ venha a assinalar o regresso a uma normalidade perdida e um brinde colectivo por muitas mais edições”, afirma Luís de Castro, presidente da CVR (Comissão Vitivinícola Regional do) Tejo, que salienta ainda “que este é o evento onde alguma vez estiveram reunidos mais produtores de Vinhos do Tejo, reflectindo a vontade da região se unir numa promoção conjunta e a importância de retomarmos estes encontros, onde a partilha de experiências vínicas é crucial para o desenvolvimento do sector”.

A edição deste ano supera em seis o número de produtores presentes em 2020, mesmo sendo o número de participantes condicionado pela dinâmica do espaço.

“O ‘Tejo a Copo’ é uma excelente oportunidade para entusiastas vínicos e enófilos conhecerem e provarem vinhos desta que é uma região com ‘muitas cartas para dar’, dos mais antigos e conceituados aos mais recentes, porque a cada ano que passa surgem novos projectos na região – alguns presentes precisamente neste evento. Foi estratégia da CVR Tejo realizar este evento no Ribatejo, a fim de promover os Vinhos do Tejo e a sua gastronomia, mas também o vasto património territorial e cultural da região”, salienta o comunicado da organização deste evento.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.