[weglot_switcher]

Grandes empresas espanholas alvo de pirataria informática. Hackers pedem resgate em bitcoins

Telefónica e Gas Natural foram hackeadas esta manhã. As primeiras informações apontam que o ataque teve origem na China.
  • REUTERS/Sergio Perez
12 Maio 2017, 13h10

A empresa de telecomunicações Telefónica foi hackeada esta manhã, confirmou o jornal El Mundo.

A origem do ataque ainda não foi oficialmente confirmada pela operadora mas fontes próximas da empresa sugerem que teve origem na China, e que estão a pedir bitcoins em troca.

A mensagem que está a aparecer nos ecrãs pede um resgate na moeda virtual, para ser pago até 15 de maio. Caso o pedido não for cumprido, o valor vai aumentar, e, se até dia 19 não for pago, vários documentos vão ser apagados. Esta técnica é bastante comum em ataques ransomware – um software malicioso que que restringe o acesso ou insere dados comprometedores num computador ou outro dispositivo.

Como medida de precaução, a operadora pediu a todos os funcionários na sede, em Madrid, que desligassem os computadores, incluindo os funcionários que estavam conectados através de uma ligação VPN.

A Telefónica afirma que até ao momento, o ataque não afetou os clientes da Movistar, no entanto o serviço está com problemas, confirmou o jornal.

Para além da operadora outras empresas espanholas foram alvo do ataque informático. A Iberdrola, grupo energético, pediu ao seus funcionários para pararem de trabalhar e desligarem todos os computadores, embora não tenham confirmado o ataque e seja apenas uma medida de prevenção.

A Gas Natural, com sede na capital espanhola, desligou também os computadores, depois dos ecrãs se terem enchido de mensagens a pedir um resgate em bitcoins, a mesma mensagem que a Telefónica recebeu.

 

[Nota aos leitores: Esta notícia foi atualizada às 15h06 para retirar referências à Vodafone Espanha e à Capgemini. As duas empresas informaram o Jornal Económico que não foram alvo de qualquer ataque informático]

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.