[weglot_switcher]

Telepizza cai 4% em bolsa com investigação do regulador espanhol

O regulador dos mercados espanhol abriu um processo de sanção à empresa que poderá levar a uma multa por infração muito grave. Em causa está a renúncia de Marcos de Quinto como diretor independente, em maio.
8 Outubro 2018, 16h54

A Telepizza desvaloriza em bolsa, após ter sido anunciado na última sexta-feira que o regulador dos mercados espanhol – a Comissão Nacional do Mercado de Valores Mobiliários (CNMV) – abriu um processo de sanção à empresa que poderá levar a uma multa por infração muito grave. Em causa está a renúncia de Marcos de Quinto como diretor independente, em maio.

As ações da empresa detentora da cadeia de pizzarias caem 4% para 4,80 euros por ação. Desde a passada segunda-feira, a queda é já de quase 10% e, desde os máximos de quase dois anos registados em maio, as ações da Telepizza acumular um tombo de mais de 20%.

A CNMV acusa a Telepizza de fornecer “informações relevantes imprecisas ou falsas, enganosas ou omitindo aspectos ou dados relevantes”. No evento relevante para divulgar a renúncia de De Quinto, a empresa disse que respondeu a “razões pessoais”.

A saída de Marcos de Quinto foi anunciada na sequência da decisão da Telepizza assinar um acordo com a Pizza Hut para acelerar a expansão em Espanha e a nível internacional. Na altura, a justificação foi de que seria uma decisão pessoal, mas o regulador está a investigar se a informação era enganosa e foi propositadamente assim comunicada ao mercado.

“Dada a forte rivalidade entre as duas principais fabricantes de refrigerantes na cena internacional, a saída de De Quinto provocou todo tipo de rumores, relatórios e reações negativas nos media durante os dias seguintes”, explicou o analista Aitor Méndez Riesgo, da consultora espanhola IG, numa nota enviada ao Jornal Económico.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.